No menu items!
19.2 C
São Paulo
terça-feira, 21 maio, 2024

ARTIGO | Você se conhece bem?

Você se conhece bem? Uma pesquisa realizada pela psicóloga americana Tasha Eurich constatou que apenas 15% das pessoas possuem “autoconhecimento”. O termo, comum na psicologia e na filosofia, é fundamental para o crescimento pessoal e profissional, e vem sendo cada vez mais discutido dentro das esferas sociais. Apesar de parecer simples, trata-se de um processo complexo que envolve a construção de uma identidade autêntica e verdadeira.

‌Para o psicanalista inglês Donald Winnicott, o ser humano passa por um estágio inicial de dependência absoluta, a infância. Aos poucos, através do contato com o ambiente, a criança começa a desenvolver um senso de individualidade, adquirindo habilidades para lidar com as demandas do mundo externo e comunicar seus desejos e necessidades.

‌Segundo ele, a verdadeira pessoa é aquela que se sente viva, autentica e que não se preocupa em esconder quem realmente é. Essa originalidade só é possível quando existe um ambiente facilitador, um lugar onde a criança se sinta segura para explorar sua individualidade e expressar suas emoções de forma livre. Entretanto, o autoconhecimento não é apenas um processo individual, mas relacional.

‌Através das nossas relações com os outros conseguimos descobrir, questionar e praticar. Podemos atribuir três momentos distintos – o racional, o emocional e o subconsciente. O primeiro diz respeito ao que pensamos e fazemos, o segundo ao que sentimos e, por fim, a reflexão do porquê pensamos e sentimos tais coisas. É uma atividade quase que diária, que vai desde a nossa infância até o dia da nossa morte.

‌Dedicar um tempo de qualidade a si mesmo é uma prática valiosa, tão importante quanto cuidar da saúde física e emocional. Aprender a dizer ‘não’ é empoderador e nos permite estabelecer limites saudáveis. Chorar não é sinal de fraqueza. Pedir ajuda quando necessário é sinônimo de coragem. Livrar-se do que te faz mal é um ato de amor próprio, é um ato de autoconhecimento.

*Cristina Navalon é psicóloga com formação pela Universidade Metodista de São Paulo com especialização em Psicanálise do Adolescente, Psicossomática e Doenças Mentais.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aquático-SP é inaugurado e deve beneficiar 385 mil moradores da Zona Sul

Na operação assistida, das 10h às 16h, a expectativa...

CEU Campo Limpo terá extensão de Etec no segundo semestre de 2024

Cursos técnicos serão administrados pelo Centro Paula Souza O CEU...

Festival Sesc Culturas Negras apresenta mais de 80 atividades em 27 unidades

A programação reforça as celebrações do dia 25, Dia...

Aquático-SP é inaugurado e deve beneficiar 385 mil moradores da Zona Sul

Na operação assistida, das 10h às 16h, a expectativa é atender 3 mil passageiros por dia com os dois barcos O Aquático-SP, primeiro transporte hidroviário...

CEU Campo Limpo terá extensão de Etec no segundo semestre de 2024

Cursos técnicos serão administrados pelo Centro Paula Souza O CEU Campo Limpo ganhará a extensão da Etec Carolina Carinhato Sampaio, com o curso de Recursos...

Festival Sesc Culturas Negras apresenta mais de 80 atividades em 27 unidades

A programação reforça as celebrações do dia 25, Dia Mundial da África Divulgação foto André Frutuôso Entre os dias 22 e 26 de maio, acontece o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui