No menu items!
29.5 C
São Paulo
domingo, 28 abril, 2024

Empresa inaugura tratamento de dessalinização da água do mar no Espírito Santo

Serão 500 mil litros de água dessalgada por hora, dando os primeiros sinais de solução para a crise hídrica


Visando combater a crise hídrica, a empresa Arcelor Mittal Tubarão, localizado no Espírito Santo, inaugurou, após 2 anos de obras, o primeiro tratamento de dessalinização (dessalgar a água do mar) no país neste mês de setembro. Diversos países também utilizam a dessalinização da água do mar com tecnologias diferentes, a obra custou R$ 50 milhões e fará o tratamento através da osmose reversa.

Primeiro, são retirados resíduos e sujeiras da água e só no final que é retirado o sal da água, através de membranas com filtração ultrafina, capaz de passar apenas a água, separando água e sal, depois os resíduos e líquidos que foram retirados são devolvidos ao mar. Segundo os responsáveis pela obra, o tratamento não tem impacto ambiental nos arredores da fábrica ou no mar.

O sistema de filtração é capaz de dessalgar 500 mil litros de água por hora com características químicas para uso industrial, reduzindo o uso do rio Santa Maria, que abastece a grande Vitória, dando um primeiro passo para a possível solução da crise hídrica que estamos vivendo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Municípios têm oportunidades com o saneamento

O saneamento básico galgou um novo patamar no interesse de investidores e especialistas. A aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento trouxe perspectivas promissoras...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui