No menu items!
23.1 C
São Paulo
segunda-feira, 24 novembro, 2025

SP abre consulta pública sobre uso de biometano na rede de distribuição de gás canalizado

Iniciativa visa fortalecer abastecimento e incentivar produção e injeção de biometano na rede

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) lançou na segunda-feira (10), no Diário Oficial, a Consulta Pública nº 16/2025, que propõe critérios e procedimentos para a interconexão de plantas de biometano aos gasodutos locais, por meio da aplicação de uma tarifa verde.

A iniciativa visa fortalecer o abastecimento em todo o estado e incentivar a produção e a injeção de biometano na rede, contribuindo para a otimização do uso da rede de gás canalizado existente e descarbonização da infraestrutura estadual de gás canalizado, o que vai ao encontro das políticas públicas do Estado.

O estado de São Paulo tem enorme potencial de produção de biometano, principalmente por meio do setor sucroenergético e de resíduos sólidos.

A inserção do biometano na rede de distribuição de gás canalizado possibilita o uso desse energético renovável em diversas aplicações pelos usuários de gás canalizado do estado, como: processos produtivos, geração de energia térmica ou elétrica, combustíveis para veículos, matéria-prima para elaboração de outros produtos, dentre outros.

Na Tomada de Subsídios realizada pela Arsesp durante o mês de julho, foram recebidas diversas contribuições no sentido de que a estrutura deverá abarcar múltiplos mecanismos para viabilização das conexões.

A fim de estimular ainda mais a atividade de produção e inserção de biometano na rede de distribuição, a Arsesp convida a todos os interessados a participar da Consulta Pública, que trata de uma nova proposta a ser implementada, com o objetivo de oferecer uma opção regulatória adicional para a interconexão de plantas de biometano ao sistema de distribuição.

O regulamento para envio das contribuições está disponível no site da Arsesp, na seção Consultas e Audiências Públicas. A Consulta Pública terá duração de 20 dias, iniciando na terça-feira (11) e podendo ser acessada até  1º de dezembro. Serão consideradas válidas apenas as manifestações identificadas com nome e telefone ou e-mail de contato. Após o encerramento do prazo, todas as contribuições serão divulgadas no site, com a devida proteção dos dados pessoais. O Conselho Diretor da Arsesp analisará as sugestões e publicará um relatório detalhado antes da deliberação final.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Programa de aceleração de negócios de moda sustentável abre inscrições para edição 2026

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo apoia micro e pequenos negócios com investimento de R$ 30 mil e capacitações Empreendedores de moda sustentável da cidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.