No menu items!
16.2 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

Voluntários do Projeto Help prepararam mensagens de acolhimento para passageiros das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô

Ação tem por objetivo dar apoio e oferecer assistência a pessoas que apresentam quadros depressivos e ansiosos; pandemia colaborou para crescimento de casos


Cartinhas do Projeto Help em nicho de leitura da Linha 5-Lilás

São Paulo, julho de 2021 – O Projeto Help está de volta em julho com uma ação especial de apoio a pessoas que estão abaladas psicologicamente. Voluntários elaboraram milhares de mensagens de acolhimento, a serem oferecidas em parceria com a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente. As mensagens serão colocadas nos nichos de leitura das estações São Paulo-Morumbi, Pinheiros e Luz, da Linha 4-Amarela, e Capão Redondo, Largo Treze e Chácara Klabin, da Linha 5-Lilás, nos dias 13, 20 e 27 deste mês, para serem retiradas pelos passageiros.

Nas cartas distribuídas também consta o telefone (11) 4200-0034, para quem precisar conversar com um voluntário. Paralelamente a essa ação, nos nichos de leitura das 27 estações da ViaQuatro e da ViaMobilidade, os passageiros encontram livretos contendo informações científicas sobre depressão e saúde mental.

Além das cartinhas, o Projeto Help também realizará no dia 27 de julho, das 14h às 16h, na Estação Luz, mais uma ação do “Cantinho do Desabafo”, um espaço reservado para uma escuta fraterna, segundo Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o Cadu, coordenador da iniciativa criada em São Paulo há mais de 10 anos por integrantes da Força Jovem Universal. Nessa ação o voluntário ouve a pessoa sem julgar, motivando-a a encontrar saídas para o que a aflige.

Cadu avalia que o momento pede atenção especial. Segundo ele, nos primeiros meses do ano passado, apenas 5 pessoas procuraram o “Cantinho do Desabafo” na Estação Largo Treze, um dos pontos da ação. Em setembro de 2020, com a pandemia já consolidada, o projeto recebeu 30 pessoas no cantinho da Estação Capão Redondo.

Somando todas as escutas realizadas em 2020, a média de atendimentos nas linhas foi de 65 pessoas. Para se ter uma ideia do crescimento, apenas em janeiro e fevereiro deste ano o cantinho recebeu 40 pessoas.

Para fazer parte do grupo, composto por pessoas jovens que, na maioria, superaram problemas psicológicos, os voluntários passam por um treinamento com especialistas da área da saúde mental.

“Em um momento como este que estamos vivendo, o apoio a quem está enfrentando problemas é essencial e, de fato, pode transformar vidas”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade.

Arte do guia “Falar Inspira a Vida”, disponível nos nichos de leitura das estações

Serviço:

Campanha “Sua saúde mental é essencial – cartas”

Dias 13, 20 e 27 de julho, a partir das 10h

Linha 4-Amarela – Nichos de leitura das estações São Paulo-Morumbi, Pinheiros e Luz.

Linha 5-Lilás – Nichos de leitura das estações Capão Redondo, Campo Limpo e Largo Treze

Campanha “Sua saúde mental é essencial – Cantinho do Desabafo”

Linha 4-Amarela – Estação Luz

Dia 27 de julho, das 14h às 16h

Sobre a ViaQuatro:

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

Sobre a ViaMobilidade:

A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e à CPTM (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem...

Prefeitura amplia vacinação contra dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos

Capital recebeu novo lote de doses e vai estender a vacinação contra a dengue para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14...

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem em desenvolver um aplicativo com informações sobre o município onde vivem A tecnologia é tema central...

Gastos dos brasileiros com saúde crescem, com peso maior de remédio e exames no orçamento

Despesas de famílias e governo subiram para 9,7% do PIB em 2021, ante 8% em 2010. Envelhecimento da população e avanço da tecnologia explicam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui