No menu items!
23.2 C
São Paulo
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Voluntariado Einstein cria programa de apoio pedagógico para reforçar alfabetização em Paraisópolis

O projeto de suporte pedagógico atende 300 crianças de forma online e presencial e conta com a participação de educadores, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e voluntários


A pandemia obrigou o fechamento de escolas para evitar a disseminação do novo coronavírus, afetando de maneira profunda o aprendizado. Assim, com o intuito de reverter esse cenário e oferecer suporte aos alunos, o Voluntariado e Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) realiza um projeto de apoio pedagógico destinado a estudantes e que hoje já conta com 300 crianças e jovens participantes.

Intitulado Programa de Apoio Pedagógico do Núcleo de Educação do PECP, o trabalho conta com a participação de educadores, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogos, voluntários e parceiros do PECP, que estão atendendo crianças e jovens de forma virtual e presencial. Além do acompanhamento de tarefas escolares, a iniciativa visa apoiar aqueles que apresentam dificuldades pedagógicas e reforçar a alfabetização desses alunos.

Para compreender a realidade desses estudantes e antes de iniciar o trabalho, o PECP realizou uma pesquisa com as famílias integrantes do seu Núcleo de Educação e constatou que 70% das crianças da rede estadual e 59% da municipal não haviam acessado a plataforma de ensino das escolas. Isso evidenciou a necessidade urgente de se criar meios para acompanhar o percurso de estudo dos alunos.

“Sabemos que as dificuldades socioeconômicas estão presentes no cotidiano dos alunos da região, o que também inclui o acesso a recursos tecnológicos, por isso queremos colaborar com a inclusão digital e com a melhora da educação”, conta Telma Sobolh, presidente do Voluntariado Einstein e idealizadora do PECP. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de Tecnologia da Informação e Comunicação, há no Brasil cerca de 70 milhões de pessoas com acesso precário à internet ou sem nenhum acesso, e 46 milhões de brasileiros que nunca acessaram a rede.

O trabalho para apoio online e presencial das atividades escolares dos estudantes começou no início da pandemia em 2020, quando foram implantadas novas ações com a equipe multiprofissional do PECP e alguns voluntários com o objetivo de detectar as necessidades dos beneficiários do programa.  “A ideia é colaborar para o aprendizado desses estudantes, principalmente nesse momento difícil que estamos vivendo, adicionando ao programa várias opções de oficinas que possam dar suporte às aulas e evitar a evasão escolar”, finaliza a presidente.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Atividades físicas sem orientação, rotina intensa e mochilas escolares aumentam casos de lombalgia

A dor lombar crônica, já reconhecida pela Organização Mundial...

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele...

Atividades físicas sem orientação, rotina intensa e mochilas escolares aumentam casos de lombalgia

A dor lombar crônica, já reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de incapacidade no mundo, afeta mais de 619...

Programa Fique em Dia: prefeitura oferece condições especiais para regularização de débitos em dívida ativa

O Fique em Dia é um programa criado pela Prefeitura de São Paulo com a finalidade de oferecer oportunidades para que pessoas físicas e...

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele se chama Mounjaro. Onipresente nas redes sociais e nas conversas cotidianas, tornou-se também o mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.