Voluntária de 80 anos dá reforço escolar para colegas em oficina do Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy

Oficina Viver e Aprender se iniciou espontaneamente e já ensina 22 pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola

As aulas oferecidas no equipamento da Prefeitura de São Paulo buscam desenvolver as habilidades de escrita, interpretação de textos e raciocínio lógico de pessoas idosas que não tiveram acesso a esse aprendizado. Os encontros ocorrem todos os dias da semana e podem ser frequentados de acordo com a disponibilidade do aluno.

Atualmente, a oficina conta com 7 pessoas idosas profissionais aposentadas da área da Educação que voluntariamente se dispuseram a contribuir com as atividades. Juntas, elas acompanham de perto cada uma das 22 pessoas que participam da oficina, respeitando suas individualidades e ritmo.

A iniciativa surgiu quando uma das frequentadoras do Polo percebeu a dificuldade de alguns colegas em participar de atividades que envolviam interpretação de textos e poesia. A partir daí, as mulheres se articularam para dar aulas individuais ou em grupo ensinando a escrever, ler e contar.

Elisaneth Arão Martins Neves, 82 anos, é uma das voluntárias da Oficina e compartilha a satisfação em ver o impacto das aulas na vida das pessoas idosas. “São pessoas que vieram do Nordeste, a maioria trabalhava na roça. Aprendem muito rápido e são muito inteligentes, só faltou oportunidade na vida”, afirma a voluntária. Vera Consorte, de 80 anos, é voluntária e dá reforço escolar de Português. Uma de suas “alunas” é Maria Antônia, migrante nordestina, que não pôde frequentar a escola por trabalhar desde criança no campo.

Os materiais utilizados nas aulas são confeccionados pelos alunos e professores com materiais reciclados. Garrafas pet, potes de iogurtes, barbantes e papelão se tornam ferramentas para memorizar o alfabeto e as sequências numéricas e encarar as atividades do cotidiano como ler embalagens e contar o próprio dinheiro.

A coordenadora do Polo Cultural do Idoso, Rosangela Cruz explica que algumas pessoas idosas buscaram a oficina para ter mais autonomia no dia a dia, para assinar o próprio documento de identidade ou apenas deixar recadinhos escritos à mão para os familiares.

SERVIÇO

Agenda da Oficina Viver e Aprender:

Segunda-feira: 08h às 12h

Terça-feira: das 8h às 16h30

Quarta-feira: das 08h às 10h

Quinta-feira: das 8h às 12h

Sexta-feira: das 13h às 16h30

Endereço: Polo Cultura da Terceira Idade – Rua Teixeira Mendes, 262 – Cambuci


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 261 – São Paulo, 29 de agosto a 04 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_261_s_o_pau

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 191 – São Paulo, 29 de agosto a 04 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_191_s_o_paulo_

Além do pré-natal: 5 vacinas importantes para as gestantes

Manter a caderneta de vacinação em dia durante a...

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 261 – São Paulo, 29 de agosto a 04 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_261_s_o_pau

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 191 – São Paulo, 29 de agosto a 04 de setembro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_191_s_o_paulo_

Além do pré-natal: 5 vacinas importantes para as gestantes

Manter a caderneta de vacinação em dia durante a gravidez é uma forma de proteger mãe e bebê  Entre os cuidados que envolvem a chegada...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui