No menu items!
21.8 C
São Paulo
sábado, 3 maio, 2025

Voluntária de 80 anos dá reforço escolar para colegas em oficina do Polo Cultural da Terceira Idade José Lewgoy

Oficina Viver e Aprender se iniciou espontaneamente e já ensina 22 pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola

As aulas oferecidas no equipamento da Prefeitura de São Paulo buscam desenvolver as habilidades de escrita, interpretação de textos e raciocínio lógico de pessoas idosas que não tiveram acesso a esse aprendizado. Os encontros ocorrem todos os dias da semana e podem ser frequentados de acordo com a disponibilidade do aluno.

Atualmente, a oficina conta com 7 pessoas idosas profissionais aposentadas da área da Educação que voluntariamente se dispuseram a contribuir com as atividades. Juntas, elas acompanham de perto cada uma das 22 pessoas que participam da oficina, respeitando suas individualidades e ritmo.

A iniciativa surgiu quando uma das frequentadoras do Polo percebeu a dificuldade de alguns colegas em participar de atividades que envolviam interpretação de textos e poesia. A partir daí, as mulheres se articularam para dar aulas individuais ou em grupo ensinando a escrever, ler e contar.

Elisaneth Arão Martins Neves, 82 anos, é uma das voluntárias da Oficina e compartilha a satisfação em ver o impacto das aulas na vida das pessoas idosas. “São pessoas que vieram do Nordeste, a maioria trabalhava na roça. Aprendem muito rápido e são muito inteligentes, só faltou oportunidade na vida”, afirma a voluntária. Vera Consorte, de 80 anos, é voluntária e dá reforço escolar de Português. Uma de suas “alunas” é Maria Antônia, migrante nordestina, que não pôde frequentar a escola por trabalhar desde criança no campo.

Os materiais utilizados nas aulas são confeccionados pelos alunos e professores com materiais reciclados. Garrafas pet, potes de iogurtes, barbantes e papelão se tornam ferramentas para memorizar o alfabeto e as sequências numéricas e encarar as atividades do cotidiano como ler embalagens e contar o próprio dinheiro.

A coordenadora do Polo Cultural do Idoso, Rosangela Cruz explica que algumas pessoas idosas buscaram a oficina para ter mais autonomia no dia a dia, para assinar o próprio documento de identidade ou apenas deixar recadinhos escritos à mão para os familiares.

SERVIÇO

Agenda da Oficina Viver e Aprender:

Segunda-feira: 08h às 12h

Terça-feira: das 8h às 16h30

Quarta-feira: das 08h às 10h

Quinta-feira: das 8h às 12h

Sexta-feira: das 13h às 16h30

Endereço: Polo Cultura da Terceira Idade – Rua Teixeira Mendes, 262 – Cambuci


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mais da metade dos idosos teme instabilidade financeira no futuro, aponta pesquisa da meutudo

Levantamento também revela que quitar dívidas, manter contas em dia e reformar a casa são as prioridades dessa faixa etária Uma pesquisa da fintech meutudo,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.