No menu items!
16.2 C
São Paulo
sábado, 12 julho, 2025

Volta às aulas: educação financeira passa a ser obrigatória em São Paulo

Nova disciplina promete contribuir para uma diminuição do endividamento dos brasileiros, a longo prazo


Mais de 3 milhões de alunos voltaram às aulas nas escolas da rede estadual de São Paulo na 2ª quinzena de fevereiro, segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). E o ano letivo começa com algumas novidades na grade curricular, dentre elas a inclusão do ensino de educação financeira. A obrigatoriedade passa a valer para os anos finais do ensino fundamental 2 (6° a 9° ano) e das três séries do ensino médio. A medida faz parte da reformulação do ensino médio promovido pela Secretaria de Educação (Seduc-SP) para 2024 e de uma ação nacional do Ministério da Educação (MEC), que deve chegar às escolas de todo o país em breve.

Para a educadora financeira Aline Soaper o aprendizado financeiro ainda na infância é uma ferramenta de transformação para minimizar o problema crônico de endividamento dos brasileiros. A nova medida na grade escolar ainda vai de encontro com a ação do Banco Central, que acabou de determinar que as instituições financeiras promovam ações de educação financeira a seus clientes, em 2024.  O objetivo é promover a consciência para melhorar a saúde financeira de toda a população.

As duas normas fazem parte de uma série de decisões do governo para diminuir o endividamento das famílias brasileiras. Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPCBrasil) mostraram que o país tem 66,57 milhões de consumidores inadimplentes, uma alta de 3,55% frente ao mesmo mês de 2022. O crescimento foi de 0,54% em comparação com outubro de 2023.

Dentre brasileiros adultos, 40,65% estavam negativados no 11º mês de 2023. Entre o recorte por gênero, as dívidas avançaram entre o público feminino, sendo 51,13% mulheres contra 48,87%homens. Ainda segundo o levantamento, o número de devedores com participação mais expressiva em novembro está na faixa etária de 30 a 39 anos (23,75%). São 16,54milhões de pessoas registradas em cadastro de devedores nesta faixa, ou seja, quase metade (48,54%) dos brasileiros desse grupo etário estão negativados.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Parques Estaduais Urbanos de São Paulo viram palco de aventura e conexão com a natureza nas férias de julho

De oficinas criativas a trilhas sensoriais e avistamento de fauna, a programação especial convida famílias a explorar a rica biodiversidade urbana As férias de julho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.