No menu items!
24.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Violência contra o idoso: São Paulo registra mais de 121 mil casos no 1º semestre

Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, são um alerta para o junho violeta, mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.

Neste mês, acontece a campanha do junho violeta, com intuito de conscientizar a população para o combate à violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o estado de São Paulo registrou mais de 121 mil casos de violência contra o idoso e 20 mil denúncias entre janeiro e junho deste ano.

Os dados apontam um aumento de 13% no número de denúncias de violência contra o idoso, comparado com o primeiro semestre de 2023. O que impressiona, é que grande parte dos maus tratos são cometidos por membros da família da vítimas, com casos que vão desde agressão física e moral, até a estupro.

Renato Henrique Rehder, coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, fala do receio de denunciar em função do agressor ser um parente. “Muitos idosos sofrem de violência durante o convívio com os familiares por necessidade de receber uma rede de apoio nesta idade, porém, nem sempre a atenção e zelo é realizada de forma adequada. Há uma legislação que é responsável pelo direito do idoso, em que ele, ou qualquer outra pessoa, pode fazer denúncias”.

Além de buscar por um advogado, a pessoa poderá denunciar por diversos meios, entre eles: a Polícia Militar (190) ou Civil (197), o Disque 100 e canais eletrônicos. Ademais, órgãos como o Ministério Público, mais específico a Promotoria de Justiça com atribuição em matéria do Idoso, podem ser procurados para defesa dos direitos difusos e coletivos dessa classe.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No...

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco legal brasileiro Pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada na segunda-feira (15), mostra que a universalização do...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho destaca a importância do respeito à faixa de segurança Nos últimos cinco anos, 33.531...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No segundo final de semana de julho, mais de 200 mil pessoas visitaram o 25º Festival...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui