No menu items!
24.7 C
São Paulo
domingo, 8 setembro, 2024

Violência contra o idoso: São Paulo registra mais de 121 mil casos no 1º semestre

Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, são um alerta para o junho violeta, mês de conscientização e prevenção contra a violência à pessoa idosa.

Neste mês, acontece a campanha do junho violeta, com intuito de conscientizar a população para o combate à violência contra a pessoa idosa. De acordo com o Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o estado de São Paulo registrou mais de 121 mil casos de violência contra o idoso e 20 mil denúncias entre janeiro e junho deste ano.

Os dados apontam um aumento de 13% no número de denúncias de violência contra o idoso, comparado com o primeiro semestre de 2023. O que impressiona, é que grande parte dos maus tratos são cometidos por membros da família da vítimas, com casos que vão desde agressão física e moral, até a estupro.

Renato Henrique Rehder, coordenador do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, fala do receio de denunciar em função do agressor ser um parente. “Muitos idosos sofrem de violência durante o convívio com os familiares por necessidade de receber uma rede de apoio nesta idade, porém, nem sempre a atenção e zelo é realizada de forma adequada. Há uma legislação que é responsável pelo direito do idoso, em que ele, ou qualquer outra pessoa, pode fazer denúncias”.

Além de buscar por um advogado, a pessoa poderá denunciar por diversos meios, entre eles: a Polícia Militar (190) ou Civil (197), o Disque 100 e canais eletrônicos. Ademais, órgãos como o Ministério Público, mais específico a Promotoria de Justiça com atribuição em matéria do Idoso, podem ser procurados para defesa dos direitos difusos e coletivos dessa classe.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A província de São Paulo no processo de Independência do Brasil

São Paulo era parte fundamental para manter a integridade do país A Independência do Brasil foi costurada no Rio de Janeiro, a capital do país...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui