No menu items!
20.6 C
São Paulo
quinta-feira, 2 janeiro, 2025

Vai pegar as estradas de SP no fim de ano? Dicas ajudam a garantir um passeio mais confortável, tranquilo e seguro

Recomendações ajudam a garantir um passeio mais confortável, tranquilo e seguro para condutores e passageiros

Para quem vai pegar as estradas de São Paulo nos próximos dias, uma série de recomendações ajudam a garantir uma viagem mais confortável, tranquila e, sobretudo, mais segura. “Além de checar se a revisão do veículo está em dia, há outras medidas que devem ser adotadas não só para a segurança do motorista, mas também dos passageiros”, afirma Marlon Teixeira, diretor de Sinistros Auto da Allianz Seguros.

O executivo reforça que, de um modo geral, as orientações são simples. Se você está prestes a viajar de carro, atenção às dicas:

Faça a revisão do carro com antecedência

Antes de viajar, verifique o estado dos pneus, incluindo o estepe, e faça a calibração conforme as especificações do manual do veículo. Certifique-se de que os itens essenciais, como triângulo, macaco e chave de roda, estão no carro. Faça uma revisão do sistema de suspensão, faróis, freios, níveis de óleo e fluídos e, também, do sistema elétrico.

Celular? Nem pensar!

Embora seja estritamente proibido, muitos condutores enviam mensagens de texto ou falam ao telefone enquanto dirigem. Um relatório feito pelo Grupo Allianz revelou que a proporção de motoristas que pegam seus smartphones para ler ou enviar uma mensagem aumentou de 15% para 24% entre 2016 e 2022.

Atenção a iluminação

Marlon Teixeira recomenda que os motoristas redobrem a atenção durante as primeiras horas da manhã e ao final da tarde, quando os raios solares podem afetar a visão do motorista. Em caso de ofuscamento, o condutor deve adotar algumas medidas, entre elas reduzir a velocidade, utilizar o quebra-sol ou óculos solares, ajustar o espelho retrovisor interno para desviar o facho de luz e observar uma referência do lado direito da pista.

Cuidado ao dirigir em trechos alagados

As chuvas de verão geralmente são rápidas, mas também podem ser seguidas de temporais. Caso esteja na estrada e se depare com trechos alagados, mantenha a marcha reduzida, baixa velocidade, com rotação constante, em torno de 2.500 RPM. “Isso melhora a aderência e a dirigibilidade do veículo”, afirma o diretor.

Use o cinto de segurança

Embora a obrigatoriedade do cinto de segurança para motoristas e passageiros esteja previsto no Código de Trânsito Brasileiro, muitas vezes seu uso é negligenciado. Um estudo feito pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego indica que o uso do cinto no banco dianteiro reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes e, nos bancos de trás, os passageiros que utilizam o cinto ficam até 75% mais seguros.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Governo de SP emite 84,6 mil carteiras da pessoa autista no estado

Programa da SEDPcD auxilia pessoas com Transtorno do Espectro...

Segurança e bem-estar na praia: Cuidados com a alimentação no verão

Prestar atenção a aparência dos alimentos e condições de...

Falta de recursos é desafio para combater racismo na gestão pública

Relatório mapeou ações estaduais e municipais para promover igualdade Um...

Governo de SP emite 84,6 mil carteiras da pessoa autista no estado

Programa da SEDPcD auxilia pessoas com Transtorno do Espectro Autista na garantia de direitos previstos em lei O Governo de São Paulo alcançou a marca...

Segurança e bem-estar na praia: Cuidados com a alimentação no verão

Prestar atenção a aparência dos alimentos e condições de higiene é essencial No verão, as praias se tornam destinos preferidos para aproveitar o calor e...

Falta de recursos é desafio para combater racismo na gestão pública

Relatório mapeou ações estaduais e municipais para promover igualdade Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e 2023...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui