No menu items!
18.2 C
São Paulo
sexta-feira, 15 agosto, 2025

UPAs da Prefeitura recebem aprovação de 74% da população, aponta pesquisa IPESPE

Avaliação positiva é alta em todas as faixas de idade, escolaridade e renda

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal de saúde têm aprovação de 74% da população, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto IPESPE entre os dias 16 e 21 de julho de 2025. O levantamento ouviu 1.500 pessoas na capital e tem margem de erro de 2,6 pontos percentuais.

As UPAs integram a rede municipal de saúde como estruturas de atendimento 24 horas voltadas a casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade. Elas funcionam como um elo entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os hospitais, oferecendo serviços como consultas médicas, exames laboratoriais, raio-X e salas de estabilização, sem necessidade de internação imediata.

A avaliação positiva é alta entre diferentes perfis da população: a aprovação varia de 70% a 75% entre todas as faixas etárias, de renda e de escolaridade. De acordo com os dados, 76% dos entrevistados já utilizaram ou utilizam os serviços das UPAs, o que reforça o nível de conhecimento direto sobre o funcionamento das unidades.

Além disso, 82% afirmam recorrer ao SUS municipal quando precisam de atendimento de saúde para si ou para a família, o que mostra o peso da rede pública na vida da maioria dos moradores da cidade.

A maior aprovação entre os grupos ocorre entre pessoas com ensino superior (74%), mulheres (75%) e moradores com renda entre 2 e 5 salários mínimos (72%), o que demonstra que a percepção positiva ultrapassa recortes sociais e geográficos.

A pesquisa também mostra que apenas 15% da população afirma não utilizar os serviços da rede pública municipal, indicando um alto grau de capilaridade e relevância do SUS em São Paulo.

Os dados reforçam a importância das UPAs como porta de entrada eficiente para urgências e emergências, oferecendo atendimento descentralizado, próximo da população e com capacidade de resposta rápida. A avaliação positiva registrada em julho de 2025 aponta não apenas a aprovação atual, mas também a consolidação das UPAs como parte fundamental da política pública de saúde da cidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Pronto-socorro do Dante Pazzanese passará pela maior reforma em 70 anos

Durante as obras, Instituto continuará atendendo emergências cardiológicas O Instituto...

Agosto Lilás: entenda como identificar violência doméstica e onde procurar ajuda em SP

Mulheres podem denunciar as agressões em Delegacias de Defesa...

Prefeitura capacita 30 mil pessoas em educação digital em 2025

Crimes digitais dispararam nos últimos anos e público 60+...

Pronto-socorro do Dante Pazzanese passará pela maior reforma em 70 anos

Durante as obras, Instituto continuará atendendo emergências cardiológicas O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, hospital conhecido nacionalmente pela excelência no atendimento em cardiologia, iniciou ontem,...

Agosto Lilás: entenda como identificar violência doméstica e onde procurar ajuda em SP

Mulheres podem denunciar as agressões em Delegacias de Defesa da Mulher, aplicativo SP Mulher Segura ou buscar ajuda e orientação por meio da Cabine...

Prefeitura capacita 30 mil pessoas em educação digital em 2025

Crimes digitais dispararam nos últimos anos e público 60+ está entre os mais vulneráveis A Prefeitura de São Paulo já capacitou 30 mil pessoas em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.