No menu items!
28.9 C
São Paulo
quarta-feira, 24 dezembro, 2025

Tratamento inovador melhora prognóstico de cães com meningoencefalite

Veterinária Vivian Quito destaca a eficácia de abordagens integrativas no tratamento da doença

De alguns anos para cá, os pets passaram a ser mais do que os bichos da casa e tornaram-se parte da família. Desde então, eles estão presentes em todos os momentos importantes e são considerados nas tomadas de decisões. Com isso, muitos tutores ao verem seus cães e gatos doentes sofrem junto e se dedicam com amor e afinco ao tratamento de seus bichinhos. Mas, o que fazer quando a doença do pet não tem cura?

Esse é o caso da meningoencefalite canina, uma doença de origem desconhecida (MUO), que gera um quadro inflamatório grave que afeta o sistema nervoso central dos cães, sendo mais comum em raças pequenas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para garantir a qualidade de vida dos animais afetados.

A médica veterinária Vivian Quito, em seu estudo de pós-graduação no Instituto Bioethicus, analisou um caso clínico de MUO e destacou a importância de um tratamento multimodal, que combina medicamentos tradicionais e terapias integrativas.

“A abordagem tradicional com imunossupressores, como glicocorticoides e ciclosporina, é fundamental para controlar a inflamação. No entanto, terapias complementares como acupuntura e ozonioterapia podem auxiliar na redução dos efeitos colaterais e na melhora da resposta ao tratamento”, explica Vivian Quito.

No caso acompanhado por ela, após um ano de tratamento, o paciente canino apresentou remissão dos sintomas neurológicos sem efeitos adversos significativos, evidenciando a eficácia do protocolo aplicado.

A veterinária ressalta que cada caso deve ser avaliado individualmente e que a integração de diferentes abordagens pode ser determinante para o sucesso do tratamento. “Nosso objetivo é sempre garantir a melhor qualidade de vida ao paciente, minimizando o impacto da doença e promovendo bem-estar”, conclui.

Médica veterinária Vivian Quito

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Final de ano e o alerta para os aumentos de casos de infarto

O aumento dos casos de infarto e outras emergências cardiovasculares...

Ceia de Natal é um banquete com história, cultura e desigualdade

Professor explica como o banquete natalino traz símbolos e...

Dá para curtir o fim de ano sem exagerar? Veja como encontrar o equilíbrio

Como saborear as delícias das festas sem exageros e...

Final de ano e o alerta para os aumentos de casos de infarto

O aumento dos casos de infarto e outras emergências cardiovasculares no fim do ano é um fenômeno reconhecido há décadas. De acordo com dados da American...

Ceia de Natal é um banquete com história, cultura e desigualdade

Professor explica como o banquete natalino traz símbolos e práticas de rituais antigos, mas também reflete desigualdades Chegou a época de montar a árvore, correr...

Dá para curtir o fim de ano sem exagerar? Veja como encontrar o equilíbrio

Como saborear as delícias das festas sem exageros e com mais atenção ao seu corpo Dezembro chegou, e com ele a temporada mais aguardada pelos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.