No menu items!
21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 29 janeiro, 2026

Tratamento inovador melhora prognóstico de cães com meningoencefalite

Veterinária Vivian Quito destaca a eficácia de abordagens integrativas no tratamento da doença

De alguns anos para cá, os pets passaram a ser mais do que os bichos da casa e tornaram-se parte da família. Desde então, eles estão presentes em todos os momentos importantes e são considerados nas tomadas de decisões. Com isso, muitos tutores ao verem seus cães e gatos doentes sofrem junto e se dedicam com amor e afinco ao tratamento de seus bichinhos. Mas, o que fazer quando a doença do pet não tem cura?

Esse é o caso da meningoencefalite canina, uma doença de origem desconhecida (MUO), que gera um quadro inflamatório grave que afeta o sistema nervoso central dos cães, sendo mais comum em raças pequenas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para garantir a qualidade de vida dos animais afetados.

A médica veterinária Vivian Quito, em seu estudo de pós-graduação no Instituto Bioethicus, analisou um caso clínico de MUO e destacou a importância de um tratamento multimodal, que combina medicamentos tradicionais e terapias integrativas.

“A abordagem tradicional com imunossupressores, como glicocorticoides e ciclosporina, é fundamental para controlar a inflamação. No entanto, terapias complementares como acupuntura e ozonioterapia podem auxiliar na redução dos efeitos colaterais e na melhora da resposta ao tratamento”, explica Vivian Quito.

No caso acompanhado por ela, após um ano de tratamento, o paciente canino apresentou remissão dos sintomas neurológicos sem efeitos adversos significativos, evidenciando a eficácia do protocolo aplicado.

A veterinária ressalta que cada caso deve ser avaliado individualmente e que a integração de diferentes abordagens pode ser determinante para o sucesso do tratamento. “Nosso objetivo é sempre garantir a melhor qualidade de vida ao paciente, minimizando o impacto da doença e promovendo bem-estar”, conclui.

Médica veterinária Vivian Quito

SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas...

Aposentadoria do INSS: entenda o que muda nas regras em 2026

O ano novo eleva exigências de pontos e idade...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas nos últimos anos. Aplicativos de transporte, sistemas de navegação em tempo real e meios de...

Aposentadoria do INSS: entenda o que muda nas regras em 2026

O ano novo eleva exigências de pontos e idade mínima em algumas transições A virada para 2026 não traz uma nova reforma da Previdência, mas...

Um terço das escolas não têm ações de educação ambiental; curso orienta professores na volta às aulas

Curso e guia gratuito são disponibilizados para professores das redes pública e privada Após os aprendizados com a COP30, a educação climática ganha centralidade nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.