No menu items!
11.8 C
São Paulo
quarta-feira, 9 julho, 2025

Terminal Santo Amaro ganha Sala Multissensorial voltada para pessoas com autismo

O espaço foi projetado para ampliar a inclusão e melhorar a experiência de pessoas neurodiversas


A primeira sala de atendimento de pessoas com autismo e neurodiversas em terminal de ônibus foi entregue nesta terça-feira (12). A Sala Multissensorial no Terminal Santo Amaro é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a concessionária Vivacidade. O projeto ainda prevê outras instalações em outros terminais da cidade

O espaço foi projetado para ampliar a inclusão e melhorar a experiência de pessoas neurodiversas, que utilizam o terminal. Conta com fones de ouvido, dimmer para controle da intensidade da luz, revestimento acústico e mobiliário planejado para aumentar o conforto desses usuários.

A sala é um espaço de descompressão para crianças com TEA, para lidarem com a sobrecarga sensorial em ambientes com muitos estímulos, muitos ruídos e fluxos de pessoas. Esse ambiente é capaz de proporcionar um espaço tranquilo, reduzindo a ansiedade. Ajudam a regular o processamento sensorial, evitando a sobrecarga. As luzes e sons suaves, bem como os objetos táteis proporcionam uma experiência agradável e reconfortante.

“Eu fico emocionada de estar aqui, porque são aparelhos sensoriais que ajudam em um momento de crise, de uma criança ou de um adulto, um lugar de acolhimento, de aconchego. Este é o primeiro terminal. Tivemos a felicidade de poder trazer esse espaço para as pessoas autistas da cidade de São Paulo. A gente continua trabalhando muito para que as pessoas com deficiência sejam amadas, acolhidas e respeitadas “disse a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.

O Terminal Santo Amaro, onde circula cerca de 100 mil pessoas por dia, passou por uma requalificação em acessibilidade. O local conta com acessos, rotas e faixas elevadas, acessibilidade nos sanitários, sinalização visual e piso tátil, placas em Braille nos corrimãos, elevadores, instalação de bebedouros, bancos e posto de atendimento.

O terminal recebeu o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, em agosto deste ano. A certificação de Acessibilidade Arquitetônica indica que a edificação é adequada ao uso por pessoas com deficiência, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA, conforme estabelecido nos Decretos nº 45.552/2004 e nº 58.031/2017 e na Lei nº 15.576 /2012.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês...

Melhorias na previsão do tempo

As mudanças climáticas estão aumentando drasticamente os eventos extremos...

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês passado Nos últimos meses, a violência na cidade e em todo o estado tem chamado a...

Primeira Floresta Municipal da cidade é quase 3 vezes maior que o bairro da Liberdade

Nova área protegida tem mais de 250 hectares às margens da Represa Billings A cidade de São Paulo ganhou oficialmente sua primeira Floresta Municipal. Por...

Melhorias na previsão do tempo

As mudanças climáticas estão aumentando drasticamente os eventos extremos que provocam perdas econômicas e de vidas, o que torna a previsão do tempo fundamental....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.