GSH Banco de Sangue de São Paulo faz apelo para doação de sangue
A frente fria que atinge a região Sudeste tem trazido não apenas temperaturas atípicas para esta época do ano, mas também um desafio adicional para os bancos de sangue. No GSH Banco de Sangue de São Paulo, o impacto tem sido uma redução no número de doadores habituais.
A baixa adesão às doações no início da semana já é um comportamento comum: tradicionalmente, as segundas, terças e quartas-feiras registram o menor movimento de doadores.
“A queda de temperatura costuma afastar os doadores, que evitam sair de casa em dias mais frios e chuvosos. Já trabalhamos com uma redução natural no início da semana e, agora, com esse frio fora de época, estamos somando esforços para trazer o maior número de doadores possível”, alerta Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue de São Paulo.
Por isso, a instituição reforça o apelo para que a população mantenha o compromisso solidário de doar sangue, mesmo com as condições climáticas adversas. Cada doação pode salvar até quatro vidas e é essencial para garantir o atendimento de emergências, cirurgias e tratamentos diversos.
As doações podem ser feitas diariamente – inclusive aos sábados, domingos feriados, das 7h às 18h, no GSH Banco de Sangue de São Paulo, localizado na Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
 - Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
 - Estar em boas condições de saúde;
 - Pesar a partir de 50 kg;
 - Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
 - Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
 - Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos
 - Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
 - Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
 - Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
 - Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina
 - Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
 - Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
 
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

