No menu items!
11.8 C
São Paulo
quarta-feira, 9 julho, 2025

Telas e covid longas agravam olho seco

Olho seco é um dos sintomas da Covid longa apontado por estudo inédito

Estudo das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA, publicado pela National Academies Press (NAP), mostra que a síndrome do coronavírus está associada a mais de 200 sintomas persistentes conhecidos como Covid longa. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier, uma das alterações associadas pelos pesquisadores à Covid longa é a síndrome do olho seco. Isso porque o olho e o nariz estão conectados pelo ducto lacrimal e a contaminação é facilmente transmitida aos olhos pelas vias respiratórias.

Caracterizada pela redução na quantidade ou qualidade da lágrima, a síndrome do olho seco atinge 24% dos brasileiros de todas as faixas etárias, sendo mais comum entre mulheres e idosos. Os sintomas são: sensação de areia nos olhos, ardência, coceira, fotofobia e visão embaçada.

Ficar muitas horas ininterruptas em frente às telas é um importante fator de risco para desenvolver a síndrome do olho seco e a fadiga visual que causa dor de cabeça e irritação nos olhos, comenta Queiroz Neto. Isso porque as telas geram 16,7 milhões de cores que sobrecarregam o esfíncter da íris, musculatura que regula a entrada de luz pela pupila até a retina. A dica do oftalmologista é seguir a regra 20/20/20 – A cada 20 minutos, olhar para uma distância de 5 ou 6 metros durante 20 segundos.

Para crianças, o ideal é instalar os equipamentos em um local com boa iluminação natural. Isso porque, há evidências científicas de que a luz emitida pelo sol estimula a produção de dopamina e regula o crescimento axial do olho.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês...

Melhorias na previsão do tempo

As mudanças climáticas estão aumentando drasticamente os eventos extremos...

São Paulo: furtos crescem; homicídios caem para menor patamar em maio

Secretaria de Segurança do estado divulgou dados do mês passado Nos últimos meses, a violência na cidade e em todo o estado tem chamado a...

Primeira Floresta Municipal da cidade é quase 3 vezes maior que o bairro da Liberdade

Nova área protegida tem mais de 250 hectares às margens da Represa Billings A cidade de São Paulo ganhou oficialmente sua primeira Floresta Municipal. Por...

Melhorias na previsão do tempo

As mudanças climáticas estão aumentando drasticamente os eventos extremos que provocam perdas econômicas e de vidas, o que torna a previsão do tempo fundamental....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.