No menu items!
21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 29 janeiro, 2026

Surto de virose no litoral paulista levanta alertas sobre saneamento básico

O descarte inadequado de esgoto coloca em risco a saúde pública, ampliando surtos de doenças como gastroenterites e hepatites.

O recente surto de virose no litoral foi confirmado pelas autoridades de saúde como sendo causado pelo norovírus. O episódio gerou preocupação entre moradores e turistas, além de acender o alerta para questões relacionadas ao saneamento básico na região.

Diante do ocorrido, a promotoria do meio ambiente de Guarujá abriu um procedimento para investigar a eficácia da rede de saneamento do município. Há suspeitas de descarte ilegal de esgoto, fator que poderia ter contribuído para a contaminação de água e a disseminação do vírus. Segundo informações da Prefeitura de Guarujá, a existência de ligações clandestinas de esgoto despejado diretamente no mar está sendo considerada uma das principais hipóteses para o surto. Esse tipo de irregularidade compromete não apenas a saúde pública, mas também o meio ambiente costeiro.

“A prevenção de surtos como o do norovírus depende de sistemas eficazes de saneamento básico e do monitoramento contínuo da qualidade da água. A contaminação por esgoto é um dos principais vetores para a disseminação de doenças gastrointestinais”, explica Luiz Fazio, presidente da Biosaneamento, ONG que trabalha para promover a universalização do saneamento básico no Brasil.

As autoridades reforçam a importância de investimentos em infraestrutura e fiscalização para evitar novas ocorrências. Enquanto isso, a população é orientada a adotar medidas de prevenção, como o consumo de água filtrada e a higienização adequada de alimentos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas...

Aposentadoria do INSS: entenda o que muda nas regras em 2026

O ano novo eleva exigências de pontos e idade...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas nos últimos anos. Aplicativos de transporte, sistemas de navegação em tempo real e meios de...

Aposentadoria do INSS: entenda o que muda nas regras em 2026

O ano novo eleva exigências de pontos e idade mínima em algumas transições A virada para 2026 não traz uma nova reforma da Previdência, mas...

Um terço das escolas não têm ações de educação ambiental; curso orienta professores na volta às aulas

Curso e guia gratuito são disponibilizados para professores das redes pública e privada Após os aprendizados com a COP30, a educação climática ganha centralidade nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.