No menu items!
19.3 C
São Paulo
terça-feira, 10 fevereiro, 2026

Sucesso do Smart Sampa atrai rede privada de segurança e número de câmeras particulares chega a 5,7 mil

Nos últimos cinco meses, o número de câmeras particulares teve um aumento de 40%; a maioria pertence a condomínios

O sucesso do Smart Sampa tem atraído cada vez mais câmeras privadas para integrar o maior e mais completo programa de videomonitoramento do Brasil. Nos últimos cinco meses, o número de câmeras particulares teve um aumento de 40%, passando de 4 mil em novembro de 2024 para 5.699 neste mês, das quais 90% são de condomínios. Atualmente, cerca de 25% das 25 mil câmeras em operação na capital pertencem a empresas e estabelecimentos particulares que se integraram voluntariamente ao sistema municipal.

O programa foi criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas a crimes e emergências, além de auxiliar na busca por desaparecidos e tem aprovação de 89% da população, segundo pesquisa IPESPE (leia mais abaixo).

Desde outubro do ano passado, quando o sistema passou efetivamente a fazer a contagem, até agora, a tecnologia já contribuiu para a captura de 1.028 foragidos e a identificação de 2.279 crimes em flagrante, além de auxiliar na localização de 58 pessoas desaparecidas.

O Chamamento Público do Programa Smart Sampa convida empresas, concessionárias e cidadãos a contribuírem com imagens de suas câmeras de segurança voltadas para vias públicas. A iniciativa visa ampliar a cobertura da vigilância na cidade sem custos para os participantes, promovendo uma parceria inédita entre o setor público e a sociedade civil no enfrentamento à criminalidade.

Com a meta de integrar câmeras privadas às câmeras públicas, o programa busca alcançar um total de 40 mil equipamentos conectados ao sistema. A ampliação tem como objetivo principal fortalecer a segurança pública, oferecendo respostas mais rápidas e eficazes a situações como furtos, vandalismo e desaparecimento de pessoas.

Para participar, os interessados devem possuir câmeras instaladas em áreas externas, capazes de fornecer imagens em alta resolução (mínimo de 2MP) — requisito essencial para auxiliar investigações e análises táticas. A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do portal oficial: http://smartsampa.prefeitura.sp.gov.br . Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Investigação da Polícia Civil de SP em grupos online impede plano de ataque na Av. Paulista

Ação de inteligência do Núcleo de Observação e Análise...

Gratuitos e à distância: cursos de tecnologia são destaques no Portal Cate

Plataforma disponibiliza qualificações em áreas que mais crescem na...

Prefeitura de São Paulo inaugura bosque urbano na Praça Armênia e mobiliza população para o plantio de 2 mil mudas

Ação marca a entrega do 12º bosque urbano da capital e reforça a ampliação das áreas verdes da cidade A Prefeitura de São Paulo inaugurou...

Investigação da Polícia Civil de SP em grupos online impede plano de ataque na Av. Paulista

Ação de inteligência do Núcleo de Observação e Análise Digital descobre articulação para causar pânico e incitar a violência Uma ação de inteligência do Núcleo...

Gratuitos e à distância: cursos de tecnologia são destaques no Portal Cate

Plataforma disponibiliza qualificações em áreas que mais crescem na capital paulista O Portal Cate está com inscrições abertas para cursos à distância na área de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.