No menu items!
16.1 C
São Paulo
domingo, 31 agosto, 2025

Sucesso do Smart Sampa atrai rede privada de segurança e número de câmeras particulares chega a 5,7 mil

Nos últimos cinco meses, o número de câmeras particulares teve um aumento de 40%; a maioria pertence a condomínios

O sucesso do Smart Sampa tem atraído cada vez mais câmeras privadas para integrar o maior e mais completo programa de videomonitoramento do Brasil. Nos últimos cinco meses, o número de câmeras particulares teve um aumento de 40%, passando de 4 mil em novembro de 2024 para 5.699 neste mês, das quais 90% são de condomínios. Atualmente, cerca de 25% das 25 mil câmeras em operação na capital pertencem a empresas e estabelecimentos particulares que se integraram voluntariamente ao sistema municipal.

O programa foi criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas a crimes e emergências, além de auxiliar na busca por desaparecidos e tem aprovação de 89% da população, segundo pesquisa IPESPE (leia mais abaixo).

Desde outubro do ano passado, quando o sistema passou efetivamente a fazer a contagem, até agora, a tecnologia já contribuiu para a captura de 1.028 foragidos e a identificação de 2.279 crimes em flagrante, além de auxiliar na localização de 58 pessoas desaparecidas.

O Chamamento Público do Programa Smart Sampa convida empresas, concessionárias e cidadãos a contribuírem com imagens de suas câmeras de segurança voltadas para vias públicas. A iniciativa visa ampliar a cobertura da vigilância na cidade sem custos para os participantes, promovendo uma parceria inédita entre o setor público e a sociedade civil no enfrentamento à criminalidade.

Com a meta de integrar câmeras privadas às câmeras públicas, o programa busca alcançar um total de 40 mil equipamentos conectados ao sistema. A ampliação tem como objetivo principal fortalecer a segurança pública, oferecendo respostas mais rápidas e eficazes a situações como furtos, vandalismo e desaparecimento de pessoas.

Para participar, os interessados devem possuir câmeras instaladas em áreas externas, capazes de fornecer imagens em alta resolução (mínimo de 2MP) — requisito essencial para auxiliar investigações e análises táticas. A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio do portal oficial: http://smartsampa.prefeitura.sp.gov.br . Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Como a tecnologia transformou o atendimento às mulheres vítimas de violência em São Paulo

De filas intermináveis e acolhimento precário a rede de atenção com aplicativo, tornozeleiras e salas online “Alô. Aqui é da Polícia Militar. Sua tornozeleira eletrônica...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.