No menu items!
14.6 C
São Paulo
sábado, 16 agosto, 2025

SP Sem Fogo: Governo do Estado lança curso que orienta resgate de animais silvestres e domésticos em incêndios

Videoaulas gratuitas vão capacitar agentes públicos e instituições parceiras durante queimadas

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) prepara o lançamento de um pacote de videoaulas voltado à prevenção, preparação e resposta a emergências, com foco no resgate e manejo de animais silvestres e domésticos vitimados pelo fogo. A iniciativa integra a Operação São Paulo Sem Fogo e será lançada em agosto, com acesso gratuito para prefeituras, organizações da sociedade civil e demais profissionais interessados.

O material audiovisual está sendo produzido em parceria pelas diretorias de Proteção e Fiscalização Ambiental (DPFA), Biodiversidade e Biotecnologia (DBB), Bem-Estar Animal (DBEA) e Educação Ambiental (DEA) da Semil. Ao todo, são 10 aulas, incluindo uma dedicada exclusivamente à fauna, com foco em animais silvestres e domésticos, que também podem ser impactados quando o fogo fora de controle se aproxima das áreas urbanas.

“Além de reunir o conhecimento técnico das diretorias envolvidas, o curso foi pensado para ser didático, acessível e aplicável, com foco em públicos diversos que atuam na linha de frente das emergências. É uma ferramenta que amplia o alcance da educação ambiental por meio do conhecimento e da conscientização, e fortalece a resposta do Estado a essas emergências”, destaca Lara Carolina Chacon Costa, diretora da DEA, responsável pela produção dos vídeos.

“O curso reforça a importância da integração entre os órgãos e dá continuidade ao trabalho que temos desenvolvido desde 2021, com base em experiências práticas e na escuta dos técnicos envolvidos. Nosso objetivo é garantir que as equipes estejam preparadas para agir com eficiência e segurança em situações críticas”, afirma Patrícia Locosque, diretora da DBB.

A proposta é oferecer orientações claras, baseadas na experiência acumulada nos últimos anos e em fluxos já bem definidos. “O material reforça o papel da rede de resgate e destaca os cuidados necessários para garantir o bem-estar dos animais, sempre priorizando a segurança dos agentes e da população”, complementa Rafael Frigerio, assessor técnico na DPFA e um dos responsáveis pelo conteúdo.

As gravações estão sendo realizadas no estúdio da DEA, em São Paulo. Além dos procedimentos operacionais, a videoaula sobre fauna aborda a estrutura dos Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), os equipamentos necessários para o resgate, o protocolo alimentar emergencial em áreas queimadas, e as orientações específicas para cães e gatos afetados por essas ocorrências.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Pronto-socorro do Dante Pazzanese passará pela maior reforma em 70 anos

Durante as obras, Instituto continuará atendendo emergências cardiológicas O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, hospital conhecido nacionalmente pela excelência no atendimento em cardiologia, iniciou ontem,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.