No menu items!
16.5 C
São Paulo
quinta-feira, 6 novembro, 2025

Sistema ‘Não Me Perturbe’ será obrigatório: o que muda para consumidores e empresas

Desde 2 de setembro, consumidores terão uma ferramenta para bloquear chamadas indesejadas de telemarketing. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determinou que todas as operadoras de telefonia, TV por assinatura, internet e instituições financeiras terão até 60 dias para aderir ao sistema “Não Me Perturbe”, antes disponível apenas de forma parcial.

O objetivo é reduzir o incômodo gerado por ligações de vendas abusivas e dar mais poder de escolha ao consumidor. Contudo, a medida não interfere em chamadas de cobrança legítimas, que continuam sendo permitidas para garantir a proteção financeira e a transparência nos serviços contratados.

Para Rodrigo Mandaliti, presidente do Instituto Gestão e Excelência Operacional em Cobrança (IGEOC), a mudança é positiva, mas ainda gera dúvidas.

“É uma grande conquista para os consumidores, porém precisamos ser claros quanto às exceções. As ligações de cobrança são essenciais para a sustentabilidade do ecossistema financeiro e para evitar fraudes, e por isso continuarão ocorrendo”, afirma.

Segundo ele, o desafio está em diferenciar o telemarketing abusivo da cobrança ética e transparente. “A nossa missão é garantir que a cobrança seja feita de forma justa e respeitosa, sem prejudicar o consumidor, mas também assegurando os direitos das empresas que atuam de maneira legítima”, complementa.

A expectativa é que a obrigatoriedade do “Não Me Perturbe” traga mais equilíbrio à relação entre empresas e consumidores, reduzindo o excesso de chamadas promocionais e fortalecendo a confiança no setor.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias...

Frota de veículos elétricos cresce mais de 13 vezes em São Paulo

Parcela de veículos que contam com a opção de abastecimento a etanol, considerado mais sustentável, também sobe 2,7% em relação ao ano passado O registro...

A cada 7 minutos, um brasileiro morre de AVC: doença avança entre jovens e exige atenção

Especialista explica causas, tipos e reforça importância do diagnóstico precoce e da prevenção Mais de 18 mil brasileiros perderam a vida por acidente vascular cerebral...

Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050

Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias em um ano Diante das mudanças climáticas e da ineficiência na distribuição de água, o Brasil...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.