No menu items!
19.4 C
São Paulo
sexta-feira, 24 maio, 2024

Sistema B Brasil alerta sobre urgência de mais negócios de impacto em São Paulo

Danone, EduK e Movida já aderiram à iniciativa que visa influenciar o mercado a atuar como Empresa B.


O Sistema B acaba de completar uma década no Brasil. Para celebrar este marco histórico na sua trajetória, está protagonizando a campanha “Não há tempo para Plano B, mas há tempo para ser B”. A ação alerta à urgência das causas sociais e ambientais exigida na atualidade, reforçando a proposta de trabalho da organização, que já certificou mais de 300 empresas de 24 setores do mercado no país.

Bons Exemplos – Em São Paulo, a EduK, criada em 2013, foi adquirida pela Mind Lab em 2021, com principal objetivo de ampliar sua atuação para um duplo desafio brasileiro: educar para o futuro e resolver os débitos do passado, com a geração de renda. A partir daí, agregou, ao seu foco, a missão de levar um milhão de usuários à geração de renda até 2024, oportunizando, a mais pessoas, o aprimoramento de habilidades e busca de conhecimentos a qualquer momento e dispositivo por um preço acessível, a fim de gerar ou ampliar sua renda. Há também o Rizoma Agro, maior produtor de grãos e leguminosas orgânicas regenerativas do Brasil, pesquisador e desenvolvedor de tecnologia brasileira para agricultura orgânica regenerativa. Está acelerando a transição de terras agrícolas, criando uma rede de fornecimento eficiente, produtiva e positiva para a rede. Suas lavouras abastecem as principais empresas de alimentos do país e do exterior, com rendimentos que igualam ou até superam a agricultura convencional.

Somadas à cidade de São Paulo, já são quase 160 empresas de diferentes setores. Por exemplo, de trabalho e renda são nove, 13 de alimentos, oito de habitação, oito de economia circular, duas de atividades agrícolas e duas de mobilidade, que carregam o selo B. Entre elas, há a gigante Danone, a Fama Investimentos, a Insecta Shoes e a Eureciclo.

Campanha em Movimento – A ideia de “movimento” expressa o que o Sistema B desenvolve há uma década no Brasil, além das certificações. A organização trabalha na promoção de soluções de apoio aos negócios na jornada por impacto social e ambiental. O diretor executivo do Sistema B Brasil, Rodrigo Santini, destaca que o movimento já alimenta um ecossistema de negócios de impacto: Construímos uma rede de impacto, composta por negócios que não se contentam em fazer somente a sua parte, mas entendem a urgência e querem influenciar outros negócios a mudarem”.

Para ele, a visão do Movimento é construir um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo às pessoas e ao planeta. O olhar para o futuro orienta as ações da organização no presente, e a campanha em comemoração dos 10 anos busca provocar essa transformação. “O futuro exige mudanças, e elas não podem ficar para depois” é outro texto trabalhado na estratégia de marketing.

A campanha também aponta caminhos para pôr as mudanças necessárias em prática, considerando as etapas desta jornada: capacitação profissional, consultorias para adoção de métricas de impacto, certificação, conexão entre negócios, advocacy e outros benefícios de fazer parte da rede. Para isso, o Sistema B está disponibilizando um kit de marketing digital, com a identidade visual da campanha para as empresas e seus profissionais customizarem as peças e postá-las em suas redes sociais. “Quem trabalha em uma Empresa B pode sentir orgulho por contribuir com uma sociedade mais justa, logo, é a oportunidade para torná-los embaixadores do Movimento B”, propõe a diretora de Comunicação e Relacionamento do Sistema B Brasil, Cinthia Gherardi.

As peças publicitárias podem ser customizadas pelas empresas do Movimento B, colaboradores, consultores, investidores, membros do Conselho e outros públicos ligados aos negócios de impacto, reforçando a potência de atuação em rede e o orgulho dessa parceria. Segundo ela, a comunicação adota uma linguagem simples e didática, voltada tanto a quem já faz parte desse ecossistema, quanto a quem ainda desconhece o Sistema B. As postagens são monitoradas pela hashtag #SBB10anos.

No Brasil, a rede de negócios formada pelo Sistema B possui mais de 300 Empresas B nas cinco regiões brasileiras. Dentre elas, estão grandes indústrias do setor de alimentos, beleza e moda, como Danone, Natura, Grupo Arezzo&Co e Hering, e também de serviços como a Movida. A maior representatividade da rede se dá por negócios de pequeno e médio porte atuantes em setores diversos e, em especial, na prestação de serviços e de consultorias que visam a transformação da economia.

Em alguns estados, as Empresas B representam o setor de maior vocação econômica da localidade, como o Grupo Morena, de Mato Grosso, que desenvolve atividades agrícolas sustentáveis. No Tocantins, outros exemplos são a Tobasa Bioindustrial de Babaçu, pioneira em tecnologias e processos de extrativismo florestal e aproveitamento integral do coco de babaçu, e a SoluBio com soluções sustentáveis e eficientes de biotecnologia para o agronegócio.

“Tornar-se uma Empresa B envolve uma jornada de conscientização, adoção de padrões de impacto, integração à uma rede de empresas com a mentalidade de promoção do ESG, engajamento em causas coletivas e adesão a um processo de melhoria contínua”, conclui Rodrigo Santini.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Saiba como doar parte do Imposto de Renda para ajudar vítimas da cheia

Quem já entregou documento este ano pode fazer declaração retificadora Divulgação Foto Agência Brasil Além das doações diretas de água, mantimentos e roupas ao Rio Grande...

No Vaticano, Ricardo Nunes fala da necessidade de comprometimento dos governantes no combate às mudanças climáticas

Prefeito de São Paulo é um dos 20 prefeitos em todo o mundo convidados pelo Papa Francisco a falar de ações de sustentabilidade Em sua...

Cia. Madeirite Rosa apresenta espetáculo infanto-juvenil “Pro Mundo Virar” no Capão Redondo

De forma sensível e poética, o espetáculo convida crianças e adolescentes a refletirem sobre presentes no cotidiano A Cia. Madeirite Rosa (@madeiriterosa ) está realizando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui