Especialista explica sobre a importância da saúde mental no trabalho
Uma pesquisa realizada pela USP, em 2021, mostra que um em cada quatro brasileiros sofre com a Síndrome de Burnout. Isso ocorre porque, de acordo com o relatório organizado pelo International Stress Management Association (Isma-BR) no mesmo ano, o Brasil é o segundo país que mais sofre com a doença, ficando atrás apenas do Japão.
Segundo Sideli Biazzi, professora do curso de Psicologia do UNASP, o Burnout se inicia com o estresse, que é “uma reação do organismo, com componentes físicos e/ou psicológicos, que ocorrem quando a pessoa se confronta com uma situação. Essa situação pode ser que algo que a irrite, amedronte, excite ou confunda, ou mesmo que a faça imensamente feliz”.
Burnout é o estresse no trabalho, um termo da língua inglesa que significa queimar-se ou destruir-se pelo fogo. “Provavelmente, a situação profissional que mais implique em problemas de saúde ao trabalhador e, em termos relativos, resulte em maiores taxas de depressão e até em suicídio é a síndrome do burnout”, adiciona a coordenadora.
Caracterizado por sentimentos de exaustão emocional, desapego ao trabalho e falta de realização pessoal, pode fazer com que surjam sintomas físicos como dores no corpo. “É importante prestar atenção e ouvir o seu próprio corpo. Por isso, os pilares estão interligados. Portanto, não negligencie a sua saúde por conta do trabalho, já que tudo em excesso faz mal”, finaliza Sideli.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]