No menu items!
28.3 C
São Paulo
quinta-feira, 3 abril, 2025

Setembro Amarelo | Conheça os postos de atendimentos públicos que a prefeitura disponibiliza

Ansiedade e depressão podem levar ao suicídio, conheça os órgãos públicos que atendem casos psicológicos


Ansiedade e depressão são problemas muito comuns na vida de qualquer ser humano, a vida é feita de altos e baixos, precisamos nos acalmar quando estamos exageradamente felizes por qualquer que seja o motivo, uma promoção no trabalho, conquistas pessoais, ou quando conquista aquela pessoa que você é muito afim… Se precisamos nos conter pra não deixar a felicidade subir a cabeça, imagina com a situação oposta… pois é…

O mês de setembro ficou muito marcado com o slogan Setembro Amarelo, onde é comum haver mobilizações ao tema ‘suicídio’, você já parou pra pensar o que leva alguém a cometer suicício? São várias combinações de fatores na vida do indivíduo que leva a tal ato, e não importa cor, classe, parentesco, profissão, ou qualquer outro fator, o suicídio acontece e precisamos sempre manter a mente aberta para se conscientizar e também cuidar do próximo.

Ajudas com terapias, arte, esporte, ou qualquer outro elemento que ocupe a mente de uma pessoa em depressão é um bom primeiro passo para ajudar. Pensndo nisso, separamos locais organizados pela Prefeitura para que você possa sinalizar e ajudar alguém, ou ajudar a você mesmo!

CAPS

Atualmente, a rede municipal possui 97 Centros de Anteção Psicossocial (CAPS) que estão distribuídos em toda capital paulista, as unidades são consideradas a porta de entrada para o atendimento à saúde mental na Secretaria Municipal de Saúde.

O CAPS escuta os cidadãos que procuram ajuda e participam da construção de Projeto de Terapêutico Singular, que é elaborado considerando sua história de vida, problemáticas e necessidades. Para ter acesso ao endereço e saber o mais próximo da sua residência, clique aqui.

CECCOs

Os Centros de Convivência e Cooperativa (CECCO) tem o intuito de favorecer a aproximação e a convivência entre a população, tendo como base a diversidade de pessoas, incluindo pessoas com transtornos mentais, com deficiência, idosos, crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua, entre outros.

De acordo com suas habilidades, gostos e necessidades, o munícipe pode ser direcionado para atividades esportivas, culturais e artísticas. As oficinas promovem novos encontros e relações, o compartilhamento de experiências, o desenvolvimento de novas habilidades, que pode ser uma nova fonte de renda e lazer.

São Paulo conta com 24 CECCOs, que funcionam de segunda a sexta, não é necessário ter um encaminhamento ou agendamento para ser atendido. Para conferir os endereços clique aqui.

CVV

Se você está enfrentando um momento difícil ou reconhece sintomas de depressão, falar é a melhor solução. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza voluntariamente atendimento de apoio emocional e de prevenção ao suicídio, todos os dias, 24 horas. A ligação é gratuita e sigilosa, pelo número 188.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

COP30 e o papel estratégico do Brasil na governança climática e alimentar

Por Thomas Law Em novembro, Belém do Pará sediará a...

Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia

Aplicativo facilita registro de ocorrências e acionamento da Polícia...

Médicos do Hospital do Servidor de SP tentam identificar indícios de Alzheimer a partir de exame de vista

No futuro, exame óptico poderá ser adicionado ao protocolo de diagnóstico precoce da doença Para ajudar na prevenção do Alzheimer, os médicos do Hospital do...

COP30 e o papel estratégico do Brasil na governança climática e alimentar

Por Thomas Law Em novembro, Belém do Pará sediará a COP30, tornando-se o centro das discussões sobre mudanças climáticas. Além das questões ambientais, o evento...

Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia

Aplicativo facilita registro de ocorrências e acionamento da Polícia Militar para vítimas A polícia de São Paulo atendeu em um ano 909 ocorrências via Botão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.