No menu items!
14.2 C
São Paulo
sábado, 5 julho, 2025

Sesc Campo Limpo tem programação sobre as Jornadas de Junho

Mostra de Cinema, mesas de debate e peça teatral são os destaques


O Sesc Campo Limpo recebe uma programação dedicada à memória de um momento político e social brasileiro que ficou conhecido como as Jornadas de Junho e acaba de completar 10 anos.

Dia 29 de junho, quinta, com a mostra e cine debate ‘O que ficou de junho de 2013?’, às 18h; dia 30 de junho, sexta, com o espetáculo teatral ‘Quando quebra queima’, às 20h, e no dia 1º de julho, sábado, às 15h, com o encontro ‘O gigante acordou? A quebrada nunca dormiu: impressões sobre Junho de 2013’,

Milhares de pessoas espalhadas em diversas cidades brasileiras pediam mudanças na política, no transporte público, na saúde e na educação. A entrada é gratuita.

A mostra e cine debate apresentam diferentes perspectivas sobre o aspecto artístico e de intervenção sobre a realidade brasileira. O debate conta com João Paulo Campos, crítico, pesquisador, curador e professor de cinema e Viviane Pistache, preta das Minas Gerais, pesquisadora, roteirista e crítica de cinema.

‘O gigante acordou? A quebrada nunca dormiu: impressões sobre Junho de 2013’, traz duas mesas distintas: 10 anos depois: balanço histórico e perspectivas políticas, com Mariana Fix, Paula Nunes e Rodrigo Castelo, e ainda: Direito à cidade e resistências populares nas periferias, com Caio Castor, Jaiane Batista e Stella Paterniani. O movimento deflagrou-se a partir das mobilizações e protestos contra o aumento das tarifas de ônibus na cidade de São Paulo, e em poucos dias, um conjunto de reivindicações ganharam expressão.

A mobilidade urbana foi somente o estopim que fez emergir um cenário político inédito na história do país. As manifestações nas cidades revelam que a aparente estabilidade social não correspondia às lutas sociais que vinham sendo travadas. Analistas e militantes ainda se desdobram para compreender as múltiplas camadas daquele momento histórico, suas consequências e os rebatimentos nos acontecimentos desta última década.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

População paulistana circula menos pela primeira vez na história, revela estudo da Prefeitura

Análise da Pesquisa Origem e Destino 2023 do Metrô também aponta os padrões de deslocamento por distrito e mudanças nos hábitos da população Pela primeira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.