No menu items!
28.5 C
São Paulo
sábado, 18 maio, 2024

Sesc Campo Limpo Recebe Show das Pastoras do Rosário no Dia da Consciência Negra

Artistas interpretam canções do primeiro álbum de estúdio ‘Da Nebulosa ao Brilho’


No dia 20 de novembro, às 16 horas, as Pastoras do Rosário sobem ao palco da Tenda de Convivência do Sesc Campo Limpo, para apresentarem repertório montado a partir do recém-lançado álbum, que conta com 14 composições inéditas. O show terá as participações especiais de Izzy Gordon, Tita Reis, Jongo de Guaianás e Carlos Casemiro.

Na astronomia, nebulosas são “berços de estrelas”, grandes nuvens formadas por gases e poeiras. Elas dançam no tempo e no espaço, conectando passado, presente e futuro assim como Carla Lopes, Dona Margarida, Lara de Jesus, Majestade Sol, Marlei Madalena, Rainha Neuza, Sandrinha do Rosário e Wilma Ayó, as Pastoras do Rosário.

Nas letras, mensagens de irmandade, força, resiliência, empoderamento e respeito à ancestralidade, a exemplo dos versos de “Contas do Rosário”, música de Tita Reis com participação da cantora Fabiana Cozza (“Conte comigo irmã / Vamos juntos fazer a conta / Sempre mais fica bonito / Um Rosário de muitas contas”), “Nascedouro”, de Lucia Maria e Renato Gama com participação de Luedji Luna (“Retirar o peso / Desfazer o trauma / Reconhecer o corpo / Afinado com a alma), “Mãe preta”, de Ronaldo Gama com participação de Izzy Gordon (“Mãe preta que mandou dizer / Mãe Preta mandou ensinar / Que o nosso batuque é a força / Caminho pra gente pisar / Pra fortalecer / Pra purificar), “Vedete da favela”, com texto de Carolina Maria de Jesus (“Salve ela, ô / Salve ela / Salve ela / A vedete da favela”) e Libertador”, de Katatal Felipe e Renato Gama (“Sabe do amor / Que brota em semente / As
coisas da gente / Liberta a dor”).

O grupo foi formado em 2017 na Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, na zona leste de São Paulo, construída pela antiga Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, descendentes africanos mantidos em regime de escravidão no século XVIII. O espaço, tombado pelo CONDEPHAAT desde 1982, é um patrimônio da luta das culturas populares afro-brasileiras e segue sendo foco de resistência.

O endereço do Sesc Campo Limpo é Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120, Campo Limpo, São Paulo


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui