No menu items!
20.6 C
São Paulo
terça-feira, 18 março, 2025

Sesc Campo Limpo recebe peça inspirada na primeira palhaça negra do país

Oficina de Palhaçaria e bate-papo sobre mercado de trabalho e racismo são destaques


A programação do Sesc Campo Limpo, no final de semana que antecede o feriado da Consciência Negra (20 de novembro), traz alguns destaques: no sábado (18), a oficina E o Palhaço, O que É?, a partir das 15 horas, no domingo (19), a peça de mesmo nome e assinada pela Cia Palhaçaria, começa às 16 horas, com a palhaça Gisele Lançoni. Na sequência, o bate-papo Mercado de trabalho e racismo: as dificuldades da população negra e como diminuir a desigualdade racial, às 17 horas, conta com a presença de Gisele, Mariana Gabriel e Heraldo Firmino. Todas as atividades são gratuitas e não há retirada de ingressos.

A oficina, a partir do contato com a palhaçaria, auxilia no processo da busca de si e na relação com o outro, utilizando técnicas do palhaço com o intuito de potencializar a espontaneidade e a expressividade de cada indivíduo, por meio do humor.

O trabalho permitirá uma breve exposição do universo do palhaço por meio de brincadeiras, exercícios corporais, práticas de improvisação e jogos que introduzam elementos da comédia, expandindo os canais de percepção e relação da criança consigo mesma, com o outro e com o mundo.

O espetáculo E o Palhaço, o que é? reúne gags e números clássicos de palhaçaria para trazer luz a uma história inspirada pela primeira palhaça negra do Brasil, que alcançou seu espaço nos picadeiros, com o personagem Xamego, fazendo Maria Eliza Alves dos Reis (1909-2007) ter que se apresentar caracterizado de homem branco. Subvertendo os apagamentos identitários, o espetáculo se inspira nessa figura histórica, fazendo uma homenagem, em especial às mulheres negras, que se dividem entre as multitarefas e lutam por alcançar e conquistar seu espaço de direito na sociedade.

Os participantes do bate-papo, são: Gisele Lançoni Pedagoga, arte-educadora, atriz e palhaça. Interpreta o Palhaço Xamego em E o Palhaço, o Que é? que retrata a história da primeira mulher palhaça do Brasil que era negra, mas precisava se apresentar como homem branco nos picadeiros.

Mariana Gabriel. Neta de Maria Eliza (primeira palhaça mulher do Brasil) é cineasta, jornalista e palhaça.

Heraldo Firmino. 56 anos, ator, palhaço, compositor, diretor, curador, dramaturgo, professor em artes.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Entenda como a polícia monitora tornozelados por violência contra a mulher em SP

Iniciativa pioneira do Governo de São Paulo protege vítima...

Carta com visão brasileira sobre COP30 reforça urgência climática

Documento foi apresentado hoje pelo embaixador André Correa O presidente...

Saúde mental: afastamentos dobram em dez anos e chegam a 440 mil

Dados são do Ministério da Previdência Social Em 2014, quase...

Entenda como a polícia monitora tornozelados por violência contra a mulher em SP

Iniciativa pioneira do Governo de São Paulo protege vítima e dá atendimento imediato em casos de violação de medidas protetivas As forças de segurança de...

Carta com visão brasileira sobre COP30 reforça urgência climática

Documento foi apresentado hoje pelo embaixador André Correa O presidente e a diretora executiva da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30),...

Saúde mental: afastamentos dobram em dez anos e chegam a 440 mil

Dados são do Ministério da Previdência Social Em 2014, quase 203 mil brasileiros foram afastados do trabalho em razão de episódios depressivos, transtornos de ansiedade,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui