No menu items!
21.3 C
São Paulo
quarta-feira, 14 janeiro, 2026

Sesc Campo Limpo recebe peça inspirada na primeira palhaça negra do país

Oficina de Palhaçaria e bate-papo sobre mercado de trabalho e racismo são destaques


A programação do Sesc Campo Limpo, no final de semana que antecede o feriado da Consciência Negra (20 de novembro), traz alguns destaques: no sábado (18), a oficina E o Palhaço, O que É?, a partir das 15 horas, no domingo (19), a peça de mesmo nome e assinada pela Cia Palhaçaria, começa às 16 horas, com a palhaça Gisele Lançoni. Na sequência, o bate-papo Mercado de trabalho e racismo: as dificuldades da população negra e como diminuir a desigualdade racial, às 17 horas, conta com a presença de Gisele, Mariana Gabriel e Heraldo Firmino. Todas as atividades são gratuitas e não há retirada de ingressos.

A oficina, a partir do contato com a palhaçaria, auxilia no processo da busca de si e na relação com o outro, utilizando técnicas do palhaço com o intuito de potencializar a espontaneidade e a expressividade de cada indivíduo, por meio do humor.

O trabalho permitirá uma breve exposição do universo do palhaço por meio de brincadeiras, exercícios corporais, práticas de improvisação e jogos que introduzam elementos da comédia, expandindo os canais de percepção e relação da criança consigo mesma, com o outro e com o mundo.

O espetáculo E o Palhaço, o que é? reúne gags e números clássicos de palhaçaria para trazer luz a uma história inspirada pela primeira palhaça negra do Brasil, que alcançou seu espaço nos picadeiros, com o personagem Xamego, fazendo Maria Eliza Alves dos Reis (1909-2007) ter que se apresentar caracterizado de homem branco. Subvertendo os apagamentos identitários, o espetáculo se inspira nessa figura histórica, fazendo uma homenagem, em especial às mulheres negras, que se dividem entre as multitarefas e lutam por alcançar e conquistar seu espaço de direito na sociedade.

Os participantes do bate-papo, são: Gisele Lançoni Pedagoga, arte-educadora, atriz e palhaça. Interpreta o Palhaço Xamego em E o Palhaço, o Que é? que retrata a história da primeira mulher palhaça do Brasil que era negra, mas precisava se apresentar como homem branco nos picadeiros.

Mariana Gabriel. Neta de Maria Eliza (primeira palhaça mulher do Brasil) é cineasta, jornalista e palhaça.

Heraldo Firmino. 56 anos, ator, palhaço, compositor, diretor, curador, dramaturgo, professor em artes.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aquecimento global já ameaça aves mesmo em áreas preservadas

Crise climática pressiona fauna em áreas protegidas; sem adaptação,...

Anvisa libera estudo com medicamento para lesões na medula espinhal

Segundo ministro, pesquisa será marco para pacientes e familiares A...

Confira os cuidados necessários para evitar a dengue durante as férias

Altas temperaturas e clima chuvoso favorecem a proliferação do...

Aquecimento global já ameaça aves mesmo em áreas preservadas

Crise climática pressiona fauna em áreas protegidas; sem adaptação, Brasil pode perder ícones da biodiversidade antes de 2100 O aumento das temperaturas no Brasil já...

Anvisa libera estudo com medicamento para lesões na medula espinhal

Segundo ministro, pesquisa será marco para pacientes e familiares A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início do estudo clínico para avaliar a...

Confira os cuidados necessários para evitar a dengue durante as férias

Altas temperaturas e clima chuvoso favorecem a proliferação do mosquito causador da doença, o Aedes aegypti Com a chegada do verão e das férias escolares,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.