No menu items!
28.7 C
São Paulo
segunda-feira, 15 dezembro, 2025

Segurança e bem-estar na praia: Cuidados com a alimentação no verão

Prestar atenção a aparência dos alimentos e condições de higiene é essencial

No verão, as praias se tornam destinos preferidos para aproveitar o calor e relaxar, mas a escolha dos alimentos consumidos nesses locais exige atenção redobrada. A coordenadora de nutrição e dietética, Cintya Bassi e a infectologista Dra. Michelle Zicker, ambas do São Cristóvão Saúde, alertam sobre os principais cuidados e como prevenir riscos à saúde.

Cuidados ao Consumir Alimentos na Praia

De acordo com Cintya Bassi, é fundamental observar aspectos como a higiene do ambiente e dos manipuladores de alimentos. “Se a barraca ou o vendedor apresentar condições de higiene duvidosas, é melhor evitar”, alerta. Além disso, prestar atenção à aparência, cheiro e textura dos alimentos é essencial. Mesmo que pareçam frescos, estes podem abrigar bactérias sem sinais visíveis de deterioração.

Itens perecíveis, como frutos do mar, carnes mal-passadas, embutidos, ovos crus e sucos não pasteurizados, apresentam maior probabilidade de contaminação. Dra. Michelle Zicker complementa que esses alimentos têm alto teor de água e uma curta duração sob baixa refrigeração, fatores que agravam os riscos em temperaturas elevadas.

“A contaminação por bactérias como Salmonella e E. coli ou vírus como o norovírus pode causar intoxicações alimentares, que frequentemente se manifestam como diarreia, náuseas e vômitos. Em casos graves, a desidratação exige atendimento médico imediato”, explica a infectologista.

Sinais de Alerta

A aparência do alimento é o primeiro indicativo de problemas. Cor alterada, pontos de bolor, textura pegajosa e odores ácidos são sinais claros de que o item não está em boas condições para consumo. No entanto, mesmo alimentos aparentemente normais podem estar contaminados, por isso a atenção deve ser redobrada.

Para quem busca segurança alimentar na praia, Cintya recomenda opções como milho cozido, queijo coalho e açaí. Se possível, preparar lanches em casa e armazená-los adequadamente é ainda mais indicado. Frutas ricas em água, como melancia e melão, oleaginosas e água de coco são escolhas saudáveis que ajudam a manter a hidratação.

Famílias com crianças, idosos ou pessoas com restrições alimentares devem levar alimentos de casa, minimizando os riscos. “Um lanche preparado previamente é a forma mais segura de garantir que as necessidades alimentares sejam atendidas sem expor a saúde”, sugere Cintya.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Governo oficializa nova regra e lança aplicativo para obtenção de CNH

Custo da carteira de habilitação será reduzido em até...

Cidade de São Paulo conquista certificação histórica no Programa Município VerdeAzul

Reconhecimento consolida o avanço contínuo da capital na agenda...

Cate Cidade Ademar é ampliado e recebe mutirão de empregabilidade com mais de 500 vagas

O Cate Cidade Ademar passou por uma importante ampliação...

Governo oficializa nova regra e lança aplicativo para obtenção de CNH

Custo da carteira de habilitação será reduzido em até 80% O presidente Lula oficializou na terça-feira (9) as novas regras para obtenção da Carteira Nacional...

Cidade de São Paulo conquista certificação histórica no Programa Município VerdeAzul

Reconhecimento consolida o avanço contínuo da capital na agenda ambiental com iniciativas premiadas internacionalmente A cidade de São Paulo alcançou o melhor desempenho de sua...

Cate Cidade Ademar é ampliado e recebe mutirão de empregabilidade com mais de 500 vagas

O Cate Cidade Ademar passou por uma importante ampliação na última sexta-feira (12), reforçando a rede municipal de apoio ao trabalhador e ampliando a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.