No menu items!
14.2 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

Secretaria Municipal de Saúde é premiada por canal on-line no app e-saúdeSP

O serviço facilita o acesso às profilaxias pré e pós-exposição ao HIV


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, foi reconhecida e premiada na 17ª ExpoEPI, em Brasília, pela iniciativa do canal SPrEP – PrEP e PEP on-line, serviço disponível gratuitamente no app e-saúdeSP, que facilita o acesso às profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP, respectivamente) todos os dias, inclusive feriados e fins de semana, das 18h às 22h. O serviço foi exibido na mostra “Vigilância, prevenção e controle de HIV/Aids, tuberculose, hepatites virais e infecções sexualmente transmissíveis”, conquistando o segundo lugar em todo o Brasil e sendo uma das três iniciativas premiadas.

Quando utilizadas da forma indicada, as profilaxias oferecidas pelo canal SPrEP impedem a infecção pelo HIV mesmo havendo exposição ao vírus. A PrEP previne antes da exposição, contando com duas modalidades de uso: diária e sob demanda. Ao todo, a cidade de São Paulo já realizou mais de 34 mil cadastros para essa profilaxia, representando quase 30% de todos os cadastros em território nacional.

Além disso, é possível acessar a PEP, que deve ser iniciada em até 72 horas após possível exposição de risco e pode ser encontrada em unidades de urgência e emergência 24h e na Rede Municipal Especializada em IST/Aids, onde o usuário poderá realizar a retirada da profilaxia após solicitação via canal SPrEP no app e-saúdeSP ou acessar diretamente.

“O canal SPrEP é uma estratégia pensada coletivamente para facilitar a inserção das medidas de prevenção ao HIV no cotidiano das pessoas, tornando o acesso a elas mais fácil e otimizado”, comenta a coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo, Cristina Abbate. “Além disso, o usuário pode solicitar a PrEP ou a PEP todos os dias, já que a exposição ao HIV pode acontecer a qualquer momento. O objetivo do serviço é agilizar o acesso à prevenção inclusive de em feriados ou fins de semana”.

Lançado neste ano, o canal SPrEP já conta com mais de 132 mil acessos e possibilita que o usuário tenha mais praticidade e autonomia na prevenção ao HIV.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Os impactos das redes sociais na formação de crianças e adolescentes

Com alguns cuidados simples é possível fazer o uso equilibrado e responsável dessas tecnologias O uso excessivo de celular e redes sociais pode ter diversos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui