No menu items!
16.2 C
São Paulo
sexta-feira, 19 abril, 2024

Secretaria Municipal da Saúde esclarece dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19

Por exemplo, você sabia que mesmo tomando a vacina, uma pessoa pode continuar a transmitir o vírus se estiver infectada? Confira essa e outras dúvidas e se vacine!


Apesar de ser o assunto da vez e o tema ter dominado a rotina de todos há um ano, as vacinas contra a Covid-19 ainda são alvo de muitas Fake News e fonte de muitas dúvidas acerca de sua eficácia, segurança, assim como quando e como fazê-las. Por exemplo, você sabia que mesmo tomando a vacina, uma pessoa pode continuar a transmitir o vírus se estiver infectada?

Cumprindo o compromisso de informar e conscientizar a população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) elegeu as 10 dúvidas mais frequentes dos munícipes sobre a vacina nos seus canais de atendimento, reforçando assim alguns pontos para a população:

Quando a vacina começa a fazer efeito? A vacina começa a fazer efeito a partir de 10 a 14 dias da primeira dose. No entanto, a proteção ideal só acontece após 15 dias depois da aplicação da segunda dose. Por isso é muito importante completar o esquema de vacinação.

Pessoas que já tiveram Covid-19 podem tomar a vacina? Sim. Mesmo quem já teve Covid-19 deve ser imunizado. Nesses casos, é preciso aguardar um mês. A contagem vale a partir do primeiro dia de sintoma ou, em caso de assintomáticos, após o resultado positivo do exame RT-PCR.

Tomar a vacina impede a contaminação pelo coronavírus? As vacinas reduzem a chance de adoecer, em especial das formas graves que podem levar à hospitalização e/ou morte, mas não impedem que as pessoas sejam infectadas.

Quem for vacinado ainda pode transmitir o vírus? Sim. Mesmo vacinada, uma pessoa pode ser infectada e transmitir a doença. Alguns estudos preliminares indicam que algumas vacinas podem reduzir a transmissão, mas não a eliminar. Portanto, deve-se manter todas as precações de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, mesmo quem já estiver imunizado.

É possível tomar vacinas diferentes entre a primeira e segunda dose? Não é indicado tomar vacinas de fabricantes diferentes. Não foram publicados dados sobre a intercambialidade de vacinas contra a Covid-19. Em função disso, a segunda dose deve ser realizada de acordo com o mesmo fabricante da primeira.

Quais são as reações adversas da vacina? Toda e qualquer vacina pode causar reações adversas, como vermelhidão e inchaço no local da aplicação. Outras reações comuns, além das já citadas, são: tontura, fadiga, dor de cabeça e muscular, calafrios, febre, dores nas articulações ou diarreia.

As vacinas protegem de todas as variantes? Embora o surgimento das variantes do coronavírus cause preocupação, as vacinas têm mostrado bons resultados mesmo diante das novas variantes. A equipe responsável pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde tem acompanhado as pesquisas desenvolvidas pela Fiocruz e Instituto Butantan para verificar a eficácia das vacinas para essas variantes.

Se eu perder a data do retorno da segunda dose posso tomar a vacina depois? Sim. Mas o recomendado é seguir o intervalo estipulado pelos fabricantes de cada imunizante para garantir a eficácia esperada. Quem perdeu o prazo da segunda dose, basta ir ao posto de saúde com o cartão da vacina que comprova a aplicação da primeira dose e pedir a segunda dose.

O que acontece se a pessoa tomar vacinas diferentes? Caso uma pessoa tome vacinas de fabricantes diferentes, não se sabe se a imunidade necessária para evitar formas graves da Covid-19 será garantida. Por isso, recomenda-se ter o documento de vacinação em mãos para saber qual marca foi aplicada para realizar uma segunda dose do mesmo laboratório.

Posso tomar vacina em postos diferentes? Sim. Se estiver em deslocamento, é possível tomar em outro local porque o registro do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é eletrônico. O que importa é receber uma vacina da mesma marca para garantir o sucesso da imunização.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem...

Prefeitura amplia vacinação contra dengue para todas as crianças de 10 a 14 anos

Capital recebeu novo lote de doses e vai estender a vacinação contra a dengue para todas as crianças e adolescentes de 10 a 14...

Inscrições abertas para curso gratuito de tecnologia do Projeto Conecta Mundo

Oficinas oferecem 60 vagas para jovens que se interessem em desenvolver um aplicativo com informações sobre o município onde vivem A tecnologia é tema central...

Gastos dos brasileiros com saúde crescem, com peso maior de remédio e exames no orçamento

Despesas de famílias e governo subiram para 9,7% do PIB em 2021, ante 8% em 2010. Envelhecimento da população e avanço da tecnologia explicam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui