Secretaria Municipal da Saúde esclarece dúvidas sobre a vacina contra a Covid-19

0
14

Por exemplo, você sabia que mesmo tomando a vacina, uma pessoa pode continuar a transmitir o vírus se estiver infectada? Confira essa e outras dúvidas e se vacine!


Apesar de ser o assunto da vez e o tema ter dominado a rotina de todos há um ano, as vacinas contra a Covid-19 ainda são alvo de muitas Fake News e fonte de muitas dúvidas acerca de sua eficácia, segurança, assim como quando e como fazê-las. Por exemplo, você sabia que mesmo tomando a vacina, uma pessoa pode continuar a transmitir o vírus se estiver infectada?

Cumprindo o compromisso de informar e conscientizar a população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) elegeu as 10 dúvidas mais frequentes dos munícipes sobre a vacina nos seus canais de atendimento, reforçando assim alguns pontos para a população:

Quando a vacina começa a fazer efeito? A vacina começa a fazer efeito a partir de 10 a 14 dias da primeira dose. No entanto, a proteção ideal só acontece após 15 dias depois da aplicação da segunda dose. Por isso é muito importante completar o esquema de vacinação.

Pessoas que já tiveram Covid-19 podem tomar a vacina? Sim. Mesmo quem já teve Covid-19 deve ser imunizado. Nesses casos, é preciso aguardar um mês. A contagem vale a partir do primeiro dia de sintoma ou, em caso de assintomáticos, após o resultado positivo do exame RT-PCR.

Tomar a vacina impede a contaminação pelo coronavírus? As vacinas reduzem a chance de adoecer, em especial das formas graves que podem levar à hospitalização e/ou morte, mas não impedem que as pessoas sejam infectadas.

Quem for vacinado ainda pode transmitir o vírus? Sim. Mesmo vacinada, uma pessoa pode ser infectada e transmitir a doença. Alguns estudos preliminares indicam que algumas vacinas podem reduzir a transmissão, mas não a eliminar. Portanto, deve-se manter todas as precações de uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, mesmo quem já estiver imunizado.

É possível tomar vacinas diferentes entre a primeira e segunda dose? Não é indicado tomar vacinas de fabricantes diferentes. Não foram publicados dados sobre a intercambialidade de vacinas contra a Covid-19. Em função disso, a segunda dose deve ser realizada de acordo com o mesmo fabricante da primeira.

Quais são as reações adversas da vacina? Toda e qualquer vacina pode causar reações adversas, como vermelhidão e inchaço no local da aplicação. Outras reações comuns, além das já citadas, são: tontura, fadiga, dor de cabeça e muscular, calafrios, febre, dores nas articulações ou diarreia.

As vacinas protegem de todas as variantes? Embora o surgimento das variantes do coronavírus cause preocupação, as vacinas têm mostrado bons resultados mesmo diante das novas variantes. A equipe responsável pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde tem acompanhado as pesquisas desenvolvidas pela Fiocruz e Instituto Butantan para verificar a eficácia das vacinas para essas variantes.

Se eu perder a data do retorno da segunda dose posso tomar a vacina depois? Sim. Mas o recomendado é seguir o intervalo estipulado pelos fabricantes de cada imunizante para garantir a eficácia esperada. Quem perdeu o prazo da segunda dose, basta ir ao posto de saúde com o cartão da vacina que comprova a aplicação da primeira dose e pedir a segunda dose.

O que acontece se a pessoa tomar vacinas diferentes? Caso uma pessoa tome vacinas de fabricantes diferentes, não se sabe se a imunidade necessária para evitar formas graves da Covid-19 será garantida. Por isso, recomenda-se ter o documento de vacinação em mãos para saber qual marca foi aplicada para realizar uma segunda dose do mesmo laboratório.

Posso tomar vacina em postos diferentes? Sim. Se estiver em deslocamento, é possível tomar em outro local porque o registro do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é eletrônico. O que importa é receber uma vacina da mesma marca para garantir o sucesso da imunização.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.