Voltado para a atenção primária da saúde, programa do Governo de São Paulo permite atendimento remoto com especialistas aos pacientes das UBSs
A Secretaria de Estado da Saúde já realizou mais de 10 mil atendimentos em atenção primária em 30 municípios paulistas que aderiram ao programa de Saúde Digital, lançado pelo Governo de São Paulo no mês de agosto. A iniciativa oferece consultas médicas on-line para pacientes, por meio do TeleAPS (Tele Atenção Primária em Saúde).
Entre abril e setembro, o TeleAPS registrou uma taxa de resolutividade de 82%. Isso significa que as teleconsultas atendem as demandas de 8 em cada 10 queixas dos pacientes sem a necessidade de encaminhamento para outros especialistas. Na prática, o diagnóstico e a conduta são feitos de maneira mais ágil, o que impacta diretamente na resolução dos problemas.
“Essa iniciativa segue promovendo uma transformação na rede do Estado, que prontamente é observada pelos usuários do Sistema Único de Saúde ao sentirem maior agilidade nos atendimentos e resolução dos casos”, explica Maria Cristina Balestrin, coordenadora de Saúde Digital da Secretaria de Saúde.
Parte do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Saúde Digital (PD&I Saúde Digital), a iniciativa é realizada pelo Governo de São Paulo e desenvolvida pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Por meio dela, é ofertado atendimento médico remoto a pacientes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com teleconsultas, além de assistência domiciliar remota para pacientes crônicos, promovendo mais acessibilidade e cuidado contínuo.
Um dos pacientes atendidos pela TeleAPS foi Dinaldo Andrade, de 82 anos. Acompanhado pelo programa de saúde digital na UBS de Peruíbe, o paciente não precisou se deslocar para marcar e realizar consultas. “Antes, parte dos atendimentos tinham que ser em outra cidade. Às vezes, eu tinha que sair às 3h de casa e esperar até a tarde para ser atendido em outra região. Agora me sinto mais tranquilo, pois o médico que me atende resolve tudo que preciso, além de ser muito atencioso”, ressalta.
Dinaldo não imaginava que o atendimento seria tão benéfico em sua vida. “Para ser franco, eu pensava que não seria bom, mas estou gostando muito. Me sinto mais tranquilo e está fazendo uma diferença na minha saúde. Quero viver muito ainda”, comemora o paciente.
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