A DVA é um documento que comprova a vacinação e deve ser entregue às escolas
A Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), para o ano de 2025, já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Paulo, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde o dia 28 de março, com a disponibilização da vacina contra a influenza. A DVA pode ser emitida durante o ano todo e deve ser entregue pelos pais e responsáveis, após atualização da imunização, às escolas.
O documento é uma estratégia do Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), para checar o status vacinal de estudantes da capital. Combinada com outras estratégias, como ações educativas, vacinação nas escolas, busca ativa e envio de SMS, a DVA tem como objetivo atualizar a situação vacinal dos estudantes e aumentar a cobertura dos imunizantes.
Os pais e responsáveis devem se dirigir a qualquer uma das UBSs da capital, acompanhados da criança ou adolescente e levando a caderneta de vacinação e um documento. Em 2025, a Checagem Vacinal dos Estudantes acontecerá em dois ciclos: a Checagem Vacinal Volta às Aulas e a Checagem Vacinal Matrícula/Rematrícula.
O 1º Ciclo é a Checagem Vacinal Volta às Aulas e acontece no primeiro semestre, para crianças de até 5 anos matriculadas em escolas da educação infantil. Desde o dia 28 de março, os pais ou responsáveis podem ir até uma UBS para atualizar a situação vacinal e retirar a DVA. O documento deve ser entregue nas escolas durante os meses de abril e maio.
O 2º Ciclo, a Checagem Vacinal Matrícula/Rematrícula, acontecerá no segundo semestre do ano e contemplará todas as crianças e adolescentes matriculados em escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio. A ação está prevista para os meses de outubro a dezembro, e as escolas comunicarão os pais e responsáveis quando for realizada.
A checagem dos estudantes da educação infantil acontece em dois ciclos por ano. Isso é feito pelo número de imunizantes indicados para essa faixa etária, especialmente para os menores de 2 anos. As visitas periódicas às salas de vacina são essenciais para garantir os intervalos recomendados e a proteção adequada para a idade. Um desses imunizantes é o que protege contra a influenza, e deve ser aplicado anualmente, no início do outono, em crianças de até 5 anos.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]