No menu items!
21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 29 janeiro, 2026

Saúde da capital lança Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) 2025

A DVA é um documento que comprova a vacinação e deve ser entregue às escolas

A Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), para o ano de 2025, já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Paulo, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde o dia 28 de março, com a disponibilização da vacina contra a influenza. A DVA pode ser emitida durante o ano todo e deve ser entregue pelos pais e responsáveis, após atualização da imunização, às escolas.

O documento é uma estratégia do Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), para checar o status vacinal de estudantes da capital. Combinada com outras estratégias, como ações educativas, vacinação nas escolas, busca ativa e envio de SMS, a DVA tem como objetivo atualizar a situação vacinal dos estudantes e aumentar a cobertura dos imunizantes.

Os pais e responsáveis devem se dirigir a qualquer uma das UBSs da capital, acompanhados da criança ou adolescente e levando a caderneta de vacinação e um documento. Em 2025, a Checagem Vacinal dos Estudantes acontecerá em dois ciclos: a Checagem Vacinal Volta às Aulas e a Checagem Vacinal Matrícula/Rematrícula.

O 1º Ciclo é a Checagem Vacinal Volta às Aulas e acontece no primeiro semestre, para crianças de até 5 anos matriculadas em escolas da educação infantil. Desde o dia 28 de março, os pais ou responsáveis podem ir até uma UBS para atualizar a situação vacinal e retirar a DVA. O documento deve ser entregue nas escolas durante os meses de abril e maio.

O 2º Ciclo, a Checagem Vacinal Matrícula/Rematrícula, acontecerá no segundo semestre do ano e contemplará todas as crianças e adolescentes matriculados em escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio. A ação está prevista para os meses de outubro a dezembro, e as escolas comunicarão os pais e responsáveis quando for realizada.

A checagem dos estudantes da educação infantil acontece em dois ciclos por ano. Isso é feito pelo número de imunizantes indicados para essa faixa etária, especialmente para os menores de 2 anos. As visitas periódicas às salas de vacina são essenciais para garantir os intervalos recomendados e a proteção adequada para a idade. Um desses imunizantes é o que protege contra a influenza, e deve ser aplicado anualmente, no início do outono, em crianças de até 5 anos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas...

Aposentadoria do INSS: entenda o que muda nas regras em 2026

O ano novo eleva exigências de pontos e idade...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas nos últimos anos. Aplicativos de transporte, sistemas de navegação em tempo real e meios de...

Aposentadoria do INSS: entenda o que muda nas regras em 2026

O ano novo eleva exigências de pontos e idade mínima em algumas transições A virada para 2026 não traz uma nova reforma da Previdência, mas...

Um terço das escolas não têm ações de educação ambiental; curso orienta professores na volta às aulas

Curso e guia gratuito são disponibilizados para professores das redes pública e privada Após os aprendizados com a COP30, a educação climática ganha centralidade nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.