No menu items!
19.1 C
São Paulo
quinta-feira, 24 abril, 2025

Saúde da capital lança Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) 2025

A DVA é um documento que comprova a vacinação e deve ser entregue às escolas

A Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), para o ano de 2025, já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Paulo, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desde o dia 28 de março, com a disponibilização da vacina contra a influenza. A DVA pode ser emitida durante o ano todo e deve ser entregue pelos pais e responsáveis, após atualização da imunização, às escolas.

O documento é uma estratégia do Programa Municipal de Imunizações (PMI), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), para checar o status vacinal de estudantes da capital. Combinada com outras estratégias, como ações educativas, vacinação nas escolas, busca ativa e envio de SMS, a DVA tem como objetivo atualizar a situação vacinal dos estudantes e aumentar a cobertura dos imunizantes.

Os pais e responsáveis devem se dirigir a qualquer uma das UBSs da capital, acompanhados da criança ou adolescente e levando a caderneta de vacinação e um documento. Em 2025, a Checagem Vacinal dos Estudantes acontecerá em dois ciclos: a Checagem Vacinal Volta às Aulas e a Checagem Vacinal Matrícula/Rematrícula.

O 1º Ciclo é a Checagem Vacinal Volta às Aulas e acontece no primeiro semestre, para crianças de até 5 anos matriculadas em escolas da educação infantil. Desde o dia 28 de março, os pais ou responsáveis podem ir até uma UBS para atualizar a situação vacinal e retirar a DVA. O documento deve ser entregue nas escolas durante os meses de abril e maio.

O 2º Ciclo, a Checagem Vacinal Matrícula/Rematrícula, acontecerá no segundo semestre do ano e contemplará todas as crianças e adolescentes matriculados em escolas da educação infantil, ensino fundamental e médio. A ação está prevista para os meses de outubro a dezembro, e as escolas comunicarão os pais e responsáveis quando for realizada.

A checagem dos estudantes da educação infantil acontece em dois ciclos por ano. Isso é feito pelo número de imunizantes indicados para essa faixa etária, especialmente para os menores de 2 anos. As visitas periódicas às salas de vacina são essenciais para garantir os intervalos recomendados e a proteção adequada para a idade. Um desses imunizantes é o que protege contra a influenza, e deve ser aplicado anualmente, no início do outono, em crianças de até 5 anos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Epidemia da desinformação: a face digital que ameaça o tratamento do câncer

Especialistas em oncologia explicam os riscos de informações na...

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Instituto Butantan e Valneva para aplicação no Brasil

Aplicação está autorizada na população acima de 18 anos A...

Epidemia da desinformação: a face digital que ameaça o tratamento do câncer

Especialistas em oncologia explicam os riscos de informações na internet Enquanto a medicina avança em um cenário crescente de incidência de câncer, doença que segundo...

Prefeitura lança edital para impulsionar projeto de resiliência climática nas periferias em cooperação com C40

Objetivo é selecionar organizações para formar agentes ambientais e fortalecer o protagonismo comunitário frente às mudanças climáticas A Prefeitura de São Paulo lançou o Edital...

Anvisa aprova vacina contra chikungunya do Instituto Butantan e Valneva para aplicação no Brasil

Aplicação está autorizada na população acima de 18 anos A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na segunda-feira (14), o pedido para registro definitivo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.