No menu items!
15.4 C
São Paulo
sábado, 19 julho, 2025

São Paulo tem menor número de focos de incêndio para o mês de junho em 26 anos

Monitoramento mostra redução histórica de queimadas; em comparação ao mesmo mês de 2024, a queda foi de 89%

O estado de São Paulo registrou o menor número de focos de incêndio em junho desde o início da série histórica, em 1998. Foram 55 focos de queimadas, abaixo dos 63 observados em junho de 2012 — até então o menor valor já computado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em comparação com o mesmo mês de 2024, a queda foi de 89%, quando foram registrados 532 incêndios.

O resultado se dá em um momento de fortalecimento das ações do Governo de São Paulo no combate e prevenção a queimadas com a Operação SP Sem Fogo. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Durante o período de estiagem, a operação entra na fase vermelha, com intensificação dos trabalhos.

Uma das principais inovações deste ano foi a criação da Sala SP Sem Fogo, no Centro de Gerenciamento de Emergências, que permite monitorar em tempo real focos de calor, direção do vento e umidade do ar. A estrutura auxilia na previsão de cenários críticos e no acionamento rápido de equipes.

“Investimos em inovação e colocamos equipes em campo com drones, veículos e tecnologia para monitorar os focos em tempo real. Isso permite agir rapidamente e evitar que o fogo se espalhe”, destaca o coronel Henguel Pereira, coordenador da Defesa Civil estadual.

Também foi implementado um sistema de alerta georreferenciado, que envia notificações automáticas sempre que focos surgem próximos a unidades de conservação, permitindo ação imediata das equipes.

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destaca que a queda nos incêndios é resultado de planejamento técnico, investimentos em tecnologia, equipes capacitadas e reforço da legislação.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

‘Mini Cidade’ nos CEUs ensina educação no trânsito de forma lúdica para crianças

Atividade da CET em parceria com a rede municipal aproxima os estudantes das regras de mobilidade por meio de vivências práticas e divertidas Com semáforos,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.