No menu items!
17.2 C
São Paulo
sexta-feira, 31 outubro, 2025

São Paulo será primeira capital a ter Academia de Ensino Superior com foco na segurança

Proposta da Prefeitura foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na quarta-feira (22) o projeto de lei enviado pelo prefeito Ricardo Nunes que torna a cidade de São Paulo a primeira capital brasileira a contar com uma Academia de Ensino e Pesquisa dedicada à segurança urbana, uma instituição de ensino superior voltada à formação de profissionais cada vez mais preparados para a prevenção da violência e a proteção da população.

De acordo com o projeto de lei 1158/2025, encaminhado pelo prefeito, a Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana (AEPSU) é voltada à formação, qualificação e educação continuada dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Defesa Civil e Juntas Militares.

Para isso, vai oferecer cursos de graduação, pós-graduação, extensão e programas de pesquisa, além de firmar parcerias acadêmicas e intercâmbios técnicos com outras instituições ligadas à área de segurança pública. A proposta também permite cooperação técnica com outros municípios, ampliando o alcance da experiência paulistana e fortalecendo a integração nacional entre as Guardas Civis.

Na justificativa, a Prefeitura argumenta que a criação da instituição “permitirá a consolidação de uma instituição de ensino e pesquisa dedicada à segurança urbana, elevando o padrão de capacitação da Guarda Civil Metropolitana, dos agentes da Defesa Civil, das Juntas Militares e demais servidores municipais que atuam na área de polícia administrativa municipal”.

Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e inserida na estrutura do Comando Geral da GCM, a nova academia representa um avanço nas políticas municipais de segurança, consolidando um espaço dedicado à produção de conhecimento, inovação e excelência na formação de agentes públicos.

A AEPSU sucederá a atual Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU), criada em 2018, absorvendo sua estrutura física, recursos humanos, contratos e acervo. A medida garante racionalidade no uso dos recursos públicos e aproveitamento da experiência acumulada pela AFSU nos últimos anos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Câmara Municipal aprova contas da Prefeitura de 2024, repetindo o que acontece desde 2021

Vereadores acompanharam o parecer favorável do TCM e reconheceram o compromisso da Prefeitura com o equilíbrio financeiro e o cumprimento das metas fiscais Com ampla...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.