No menu items!
29.9 C
São Paulo
quinta-feira, 1 janeiro, 2026

São Paulo será primeira capital a ter Academia de Ensino Superior com foco na segurança

Proposta da Prefeitura foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na quarta-feira (22) o projeto de lei enviado pelo prefeito Ricardo Nunes que torna a cidade de São Paulo a primeira capital brasileira a contar com uma Academia de Ensino e Pesquisa dedicada à segurança urbana, uma instituição de ensino superior voltada à formação de profissionais cada vez mais preparados para a prevenção da violência e a proteção da população.

De acordo com o projeto de lei 1158/2025, encaminhado pelo prefeito, a Academia de Ensino e Pesquisa em Segurança Urbana (AEPSU) é voltada à formação, qualificação e educação continuada dos profissionais da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Defesa Civil e Juntas Militares.

Para isso, vai oferecer cursos de graduação, pós-graduação, extensão e programas de pesquisa, além de firmar parcerias acadêmicas e intercâmbios técnicos com outras instituições ligadas à área de segurança pública. A proposta também permite cooperação técnica com outros municípios, ampliando o alcance da experiência paulistana e fortalecendo a integração nacional entre as Guardas Civis.

Na justificativa, a Prefeitura argumenta que a criação da instituição “permitirá a consolidação de uma instituição de ensino e pesquisa dedicada à segurança urbana, elevando o padrão de capacitação da Guarda Civil Metropolitana, dos agentes da Defesa Civil, das Juntas Militares e demais servidores municipais que atuam na área de polícia administrativa municipal”.

Vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) e inserida na estrutura do Comando Geral da GCM, a nova academia representa um avanço nas políticas municipais de segurança, consolidando um espaço dedicado à produção de conhecimento, inovação e excelência na formação de agentes públicos.

A AEPSU sucederá a atual Academia de Formação em Segurança Urbana (AFSU), criada em 2018, absorvendo sua estrutura física, recursos humanos, contratos e acervo. A medida garante racionalidade no uso dos recursos públicos e aproveitamento da experiência acumulada pela AFSU nos últimos anos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos,...

São Paulo se destaca na formação de jovens no mercado do audiovisual e da tecnologia

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove a capacitação...

Soluções baseadas na natureza podem mudar o futuro das periferias brasileiras

Por Mariana Pontes A COP30 deixou claro que a crise...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos, outros 17 morriam Um estudo da Fundação Seade mostra que a mortalidade infantil no Estado de...

São Paulo se destaca na formação de jovens no mercado do audiovisual e da tecnologia

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove a capacitação em setores com alta na empregabilidade na Capital A Prefeitura de São Paulo realizou neste mês...

Soluções baseadas na natureza podem mudar o futuro das periferias brasileiras

Por Mariana Pontes A COP30 deixou claro que a crise climática não pode mais ser tratada como abstração, ao reforçar a urgência de ações concretas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.