No menu items!
23.5 C
São Paulo
segunda-feira, 6 maio, 2024

São Paulo se torna uma das cidades mais preparadas para o 5G no país

A cidade de São Paulo figura entre as primeiras posições no ranking das Cidades Amigas do 5G divulgado na terça-feira (8) pela Conexis Brasil Digital. O prêmio reconhece as ações dos municípios para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade. Atualmente a capital paulista está na 7ª posição, o que representa uma melhora de 84 posições comparando com o ranking do ano anterior.

São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Jacareí (SP), Joinville (SC), João Pessoa (PB), Ponta Grossa (PR) e Chapecó (SC) completam a lista das 10 mais preparadas. O levantamento, contratado pela Conexis, foi realizado pela consultoria Teleco.

Entre os pontos que destacam as mais bem classificadas no ranking estão: autorização para instalação em até 60 dias; prazo de validade da licença não inferior a 10 anos; Balcão Único: as solicitações são feitas em um único órgão da prefeitura; processos e documentação claramente definidos; valores das taxas de licenciamento razoáveis e condizentes com custo do processo de licenciamento.

O ranking Cidades Amigas do 5G substitui o ranking Cidades Amigas da Internet e se alinha à chegada da nova tecnologia ao país. Em outubro o 5G iniciou a operação em todas as capitais brasileiras, antes mesmo do prazo fixado pela Anatel. O próximo passo é a implantação do 5G nas cidades acima de 500 mil habitantes e nas regiões metropolitanas.
No ano passado a cidade de Uberlândia liderou o ranking e Porto Alegre foi a capital mais bem colocada.
Além da adequação da legislação municipal à Lei Geral de Antenas, o levantamento também avaliou a burocracia enfrentada pelas empresas para instalar antenas como, por exemplo, a necessidade de fazer a solicitação em mais de um órgão municipal; o prazo para a instalação e o custo.

“Ter uma legislação moderna é o primeiro passo para a expansão da conectividade, mas é preciso mais que uma lei atual, as cidades precisam desburocratizar o processo e fazer análises rápidas dos pedidos. Essa adequação é essencial para a expansão do 5G, que vai exigir de 5 a 10 vezes mais antenas que o 4G”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | A execução penal e a saída temporária no Brasil

A aplicação das penas restritivas de liberdade tem como finalidade primeira constituir castigo legal ao condenado para que ele se compenetre do erro que...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui