No menu items!
29.9 C
São Paulo
quinta-feira, 1 janeiro, 2026

São Paulo se destaca na formação de jovens no mercado do audiovisual e da tecnologia

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove a capacitação em setores com alta na empregabilidade na Capital

A Prefeitura de São Paulo realizou neste mês as formaturas de jovens participantes do programa Bolsa Trabalho, iniciativa que promove qualificação profissional e autonomia financeira para jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 24 anos. As cerimônias reuniram formandos dos projetos Audiovisual, no dia 13, e Juventude, Trabalho e Fabricação Digital (Fablab), dia 16, celebrando a trajetória de cada aluno.

Mais de 400 jovens foram formados em 2025 nas duas frentes, que oferecem formação técnica aliada ao desenvolvimento pessoal e à vivência prática e teórica em áreas estratégicas da economia criativa e da inovação. Os cursos disponibilizam bolsa-auxílio mensal, que varia entre R$ 785,57 e R$ 1.745,70, e acompanhamento pedagógico, ampliando o acesso de jovens ao mercado de trabalho e à geração de renda.

No Instituto Criar, parceiro de um dos programas, jovens concluíram uma formação completa em audiovisual, com aulas integrais e acesso a um estúdio-escola estruturado como uma produtora profissional. Já no Fab Lab, uma das maiores redes de fabricação digital do país, os participantes tiveram contato com tecnologias como impressão 3D, corte a laser e programação, além de conteúdos ligados à cidadania, direitos humanos e inovação.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, o Bolsa Trabalho cumpre um papel essencial na construção de oportunidades para a juventude paulistana: “O Bolsa Trabalho é uma política pública que acredita no potencial dos jovens, amplia horizontes e cria caminhos para a inclusão. Cada formatura representa um passo concreto para um futuro com mais dignidade e oportunidades.”

O Programa Bolsa Trabalho conta com cerca de 3 mil vagas e integra o conjunto de ações da Prefeitura de São Paulo voltadas ao fortalecimento do emprego, da renda e da economia criativa, auxiliando o desenvolvimento social e econômico da cidade. As próximas turmas iniciam atividades no início de 2026. As inscrições para o audiovisual são anuais e para o FabLab ocorrem a cada seis meses, por meio de formulários divulgados nos canais oficiais da Prefeitura de São Paulo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos,...

Soluções baseadas na natureza podem mudar o futuro das periferias brasileiras

Por Mariana Pontes A COP30 deixou claro que a crise...

Inadimplência bate recorde e atinge principalmente pequenas empresas em São Paulo

Dados da Serasa Experian mostram 8,4 milhões de CNPJs...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos, outros 17 morriam Um estudo da Fundação Seade mostra que a mortalidade infantil no Estado de...

Soluções baseadas na natureza podem mudar o futuro das periferias brasileiras

Por Mariana Pontes A COP30 deixou claro que a crise climática não pode mais ser tratada como abstração, ao reforçar a urgência de ações concretas...

Inadimplência bate recorde e atinge principalmente pequenas empresas em São Paulo

Dados da Serasa Experian mostram 8,4 milhões de CNPJs negativados no País Dados da Serasa Experian apontam que a Região Sudeste registrou mais de 4...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.