No menu items!
21.1 C
São Paulo
terça-feira, 5 dezembro, 2023

São Paulo oferece tratamento para quem quer parar de fumar

Fumar trás diversos malefícios à saúde


No dia 31 de maio foi celebrado como o Dia Mundial Sem Tabaco. A data criada pela Organização Mundial da Saúde tem como objetivo alertar sobre as doenças e mortes provocadas pelo fumo. O tabagismo é uma doença provocada pela dependência física à nicotina, e causa cerca de 50 doenças diferentes, entre elas patologias do aparelho respiratório, como enfisema pulmonar, vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano são atribuídas ao tabaco, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionado ao consumo do tabaco, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento totalmente gratuito para quem deseja parar de fumar. Desde o seu lançamento, em 2016, o programa já atendeu 9.250 usuários na capital.

O tratamento na rede municipal acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD). Para ter acesso ao tratamento, basta procurar uma UBS, levar a identidade e se inscrever no programa de combate ao tabagismo do SUS. O atendimento oferecido nas unidades segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e inclui desde a avaliação clínica até terapia medicamentosa, se houver necessidade.

O tratamento para eliminar a dependência pelo cigarro contempla encontros semanais. São três meses de atendimento e um ano de acompanhamento. As sessões podem ser organizadas em grupo ou individuais que são coordenadas por profissionais de saúde de nível superior e uma equipe multiprofissional de saúde que analisam a motivação do paciente em deixar de fumar, o nível de dependência física à nicotina, existência de comorbidades psiquiátricas, colhem a história clínica e se há indicação ou contra-indicação de uso de medicamentos.

Para apoiar quem quer parar de fumar, algumas UBSs estão agregando ao tratamento técnicas de meditação, acupuntura, relaxamento, cromoterapia, auriculoterapia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Diagnosticada com transtorno bipolar, artista formada na Unicamp fala sobre doença: “Existem armadilhas pelas quais tenho que navegar”

Lucia Castelo Branco é formada em Artes Cênicas pela Unicamp e passou grande parte da sua vida entre idas e vindas em hospitais psiquiátricos;...

Prefeito Ricardo Nunes implanta 46,2 km de Faixa Azul em dezembro, a maior extensão já executada em um único mês

Os novos trechos contemplarão as avenidas Brigadeiro Faria Lima, Zaki Narchi, Luiz Dumont Villares, e outros Durante o mês de dezembro, a Prefeitura de São...

Instituto Ampara Animal convida a todos para elaboração do Manual Cidade Amiga da Fauna

Elaboração está sendo feita em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da cidade de São Paulo, por meio de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui