No menu items!
18.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 julho, 2024

São Paulo oferece tratamento para quem quer parar de fumar

Fumar trás diversos malefícios à saúde


No dia 31 de maio foi celebrado como o Dia Mundial Sem Tabaco. A data criada pela Organização Mundial da Saúde tem como objetivo alertar sobre as doenças e mortes provocadas pelo fumo. O tabagismo é uma doença provocada pela dependência física à nicotina, e causa cerca de 50 doenças diferentes, entre elas patologias do aparelho respiratório, como enfisema pulmonar, vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano são atribuídas ao tabaco, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionado ao consumo do tabaco, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento totalmente gratuito para quem deseja parar de fumar. Desde o seu lançamento, em 2016, o programa já atendeu 9.250 usuários na capital.

O tratamento na rede municipal acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD). Para ter acesso ao tratamento, basta procurar uma UBS, levar a identidade e se inscrever no programa de combate ao tabagismo do SUS. O atendimento oferecido nas unidades segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e inclui desde a avaliação clínica até terapia medicamentosa, se houver necessidade.

O tratamento para eliminar a dependência pelo cigarro contempla encontros semanais. São três meses de atendimento e um ano de acompanhamento. As sessões podem ser organizadas em grupo ou individuais que são coordenadas por profissionais de saúde de nível superior e uma equipe multiprofissional de saúde que analisam a motivação do paciente em deixar de fumar, o nível de dependência física à nicotina, existência de comorbidades psiquiátricas, colhem a história clínica e se há indicação ou contra-indicação de uso de medicamentos.

Para apoiar quem quer parar de fumar, algumas UBSs estão agregando ao tratamento técnicas de meditação, acupuntura, relaxamento, cromoterapia, auriculoterapia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No...

Com ritmo atual, universalização do saneamento ocorrerá em 2070

São 37 anos de atraso em relação ao marco legal brasileiro Pesquisa do Instituto Trata Brasil, divulgada na segunda-feira (15), mostra que a universalização do...

Governo de São Paulo lança campanha para reduzir mortes de pedestres

Campanha educativa com o filósofo e professor Clóvis de Barros Filho destaca a importância do respeito à faixa de segurança Nos últimos cinco anos, 33.531...

Festival do Japão atrai 200 mil pessoas em São Paulo

Evento contou com apresentações, comidas típicos e produtos artesanais No segundo final de semana de julho, mais de 200 mil pessoas visitaram o 25º Festival...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui