No menu items!
17 C
São Paulo
terça-feira, 5 julho, 2022

São Paulo oferece tratamento para quem quer parar de fumar

Fumar trás diversos malefícios à saúde


No dia 31 de maio foi celebrado como o Dia Mundial Sem Tabaco. A data criada pela Organização Mundial da Saúde tem como objetivo alertar sobre as doenças e mortes provocadas pelo fumo. O tabagismo é uma doença provocada pela dependência física à nicotina, e causa cerca de 50 doenças diferentes, entre elas patologias do aparelho respiratório, como enfisema pulmonar, vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano são atribuídas ao tabaco, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.

Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionado ao consumo do tabaco, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento totalmente gratuito para quem deseja parar de fumar. Desde o seu lançamento, em 2016, o programa já atendeu 9.250 usuários na capital.

O tratamento na rede municipal acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps AD). Para ter acesso ao tratamento, basta procurar uma UBS, levar a identidade e se inscrever no programa de combate ao tabagismo do SUS. O atendimento oferecido nas unidades segue as diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) e inclui desde a avaliação clínica até terapia medicamentosa, se houver necessidade.

O tratamento para eliminar a dependência pelo cigarro contempla encontros semanais. São três meses de atendimento e um ano de acompanhamento. As sessões podem ser organizadas em grupo ou individuais que são coordenadas por profissionais de saúde de nível superior e uma equipe multiprofissional de saúde que analisam a motivação do paciente em deixar de fumar, o nível de dependência física à nicotina, existência de comorbidades psiquiátricas, colhem a história clínica e se há indicação ou contra-indicação de uso de medicamentos.

Para apoiar quem quer parar de fumar, algumas UBSs estão agregando ao tratamento técnicas de meditação, acupuntura, relaxamento, cromoterapia, auriculoterapia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Governo Estadual anuncia reforma de 27 distritos policiais e compra de 17 mil armas e coletes

O Governador Rodrigo Garcia anunciou na quarta-feira um investimento...

Parceria entre Prefeitura e Sabesp vai recapear 90 km de vias com asfalto reciclável

A Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado...

SP realiza 1ª Virada ODS com foco em entreter munícipes com desenvolvimento sustentável

Atividades têm o objetivo popularizar a importância das metas...

Governo Estadual anuncia reforma de 27 distritos policiais e compra de 17 mil armas e coletes

O Governador Rodrigo Garcia anunciou na quarta-feira um investimento do Governo Estadual de R$ 110,7 milhões na Polícia Civil da cidade de São Paulo. “Estamos...

Parceria entre Prefeitura e Sabesp vai recapear 90 km de vias com asfalto reciclável

A Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo e a Sabesp anunciaram na sexta-feira (24), uma parceria para recapear 90...

SP realiza 1ª Virada ODS com foco em entreter munícipes com desenvolvimento sustentável

Atividades têm o objetivo popularizar a importância das metas sustentáveis da ONU Nos próximos dias 8, 9 e 10 de julho, a Prefeitura realizará a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui