No menu items!
27.8 C
São Paulo
sexta-feira, 9 maio, 2025

São Paulo mais acessível: projetos de mobilidade urbana vão encurtar caminhos na maior cidade da América Latina

Expansão da malha viária abrange metrô, trens e monotrilho na região metropolitana da capital paulista

O Governo de São Paulo tem ao menos doze projetos em andamento para ampliar e melhorar a oferta do transporte sobre trilhos na capital. Atualmente, três tatuzões escavam o subsolo da cidade para a ampliação da Linha 2-Verde do Metrô e a construção da Linha 6-Laranja.

Na Linha 2-Verde, o novo trecho deve ligar a Estação Vila Prudente, atual fim da linha, à Estação Penha, com conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral. A ampliação de mais de 8 km, abrirá mais 8 novas estações e é estimado que haverá um acréscimo de cerca de 320 mil novos passageiros por dia. Um investimento estimado em R$14,8 bilhões.

Na Linha 6-Laranja, um tatuzão avança em direção norte da cidade e em breve chegará à Estação Brasilândia. Outro tatuzão caminha em direção sul e, neste momento, segue rumo à Estação São Joaquim. A futura linha, com investimento de R$ 19 bilhões, deve ser inaugurada em dois momentos distintos.

Também estão em andamento as obras para a extensão da linha 15-Prata. Do lado leste, o monotrilho ganhará duas novas estações: Boa Esperança e Jacu-Pêssego e um novo Pátio. Já na extensão oeste, a linha irá se conectar com a Linha 10-Turquesa, na Estação Ipiranga. Com essa ampliação, é estimado que a Linha 15 transporte 383 mil passageiros por dia, incluindo o trecho operacional. Um investimento de R$3,6 bilhões somente nesta expansão.

A linha 17-Ouro do monotrilho avança e ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, tendo integração com a Linha 5-Lilás, na estação Campo Belo. O passageiro levará 13 minutos para percorrer o trajeto. Com 6,7 km de extensão em seu primeiro trecho, cerca de 93 mil passageiros serão beneficiados por dia após sua conclusão, prevista para 2026.

No ano passado, o Governo de São Paulo aprovou a expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra e da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela, em obras que devem começar nos próximos meses. A 19-Celeste teve a primeira fase de estudos concluída e a licitação para contratar projeto executivo e obra civil deve ser lançada ainda no primeiro trimestre de 2025.

Na CPTM, foi retomado o anteprojeto para extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, cujas obras de extensão foram inseridas no edital de concessão das linhas 11, 12 e 13. Além de estudos e projetos para reativar a Estação ABC, na Linha 10-Turquesa (antiga Parada Pirelli).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Domingão Tarifa Zero chega a 500 dias, 215 milhões de passagens gratuitas e tem aprovação de 97,5% da população

Pesquisa mostra satisfação dos passageiros com programa da Prefeitura...

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Meta é pôr fim à transmissão da doença no...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes...

Domingão Tarifa Zero chega a 500 dias, 215 milhões de passagens gratuitas e tem aprovação de 97,5% da população

Pesquisa mostra satisfação dos passageiros com programa da Prefeitura de São Paulo que amplia acesso ao lazer e aos bens culturais da cidade O Domingão...

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Meta é pôr fim à transmissão da doença no país até 2035 Um dos grandes entraves para a eliminação da malária é a falta de...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes que aumenta o risco de graves doenças nos olhos O Brasil tem 16,6 milhões de diabéticos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.