No menu items!
15.2 C
São Paulo
domingo, 9 novembro, 2025

São Paulo e ONU-Habitat lançam plataforma sobre Planos de Saneamento e Gestão de Resíduos Sólidos

Conteúdo inclui uma visão abrangente sobre o saneamento básico no município

Para fortalecer a gestão pública e promover a participação cidadã, a Prefeitura de São Paulo, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), apresenta uma plataforma digital dedicada aos Planos Municipais de Saneamento Ambiental Integrado (PMSAI) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). A plataforma já está no ar e tem o link: https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/planos-de-saneamento-e-de-residuos-solidos/ .

A iniciativa busca facilitar o acesso às informações sobre o planejamento do saneamento na cidade, tornando mais transparente o processo de elaboração dos planos e estimulando o envolvimento da sociedade nas decisões que impactam diretamente a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida urbana.

A página inicial da plataforma oferece uma visão geral sobre o saneamento básico no município, ressaltando sua relevância para a saúde coletiva, a sustentabilidade ambiental e o bem-estar da população. Reconhecido como um direito humano fundamental pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução nº 64/292 de 2010, o acesso ao saneamento é um dos pilares para a construção de cidades mais justas, inclusivas e resilientes.

Um dos destaques da ferramenta é a área dedicada à participação social, que reúne informações sobre as oficinas participativas realizadas nos territórios, os canais da consulta pública e os registros das audiências públicas. A construção dos planos está sendo conduzida de forma democrática e colaborativa, garantindo o envolvimento direto da população, de representantes da sociedade civil, da academia e do poder público.

“Cuidar do saneamento e da gestão de resíduos sólidos é cuidar da qualidade de vida nas cidades. Para que esses planos realmente atendam às necessidades da população, é fundamental garantir a transparência e abrir espaço para a participação ativa da sociedade em todas as etapas. É dessa construção conjunta que surgem soluções sólidas, eficazes e sustentáveis para o futuro de São Paulo”, afirma a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Mulheres do CadÚnico terão acesso mais rápido a absorventes pelo SUS

Adolescentes de 12 a 16 anos também poderão retirar item O governo federal facilitou e agilizou o acesso gratuito a absorventes higiênicos para mulheres inscritas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.