No menu items!
20.7 C
São Paulo
segunda-feira, 22 abril, 2024

São Paulo é finalista da premiação World Green City Awards com duas iniciativas sustentáveis

Foram selecionados o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e o projeto de Bosques de Conservação Urbana

Criado com o objetivo de promover soluções naturais para resolver questões globais e urbanas, o World Green City Awards selecionou a cidade de São Paulo como finalista nas categorias “Viver verde para a saúde e o bem-estar” e “Viver verde para Infraestrutura Urbana e Habitabilidade”. A capital foi inscrita na premiação por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), e participa com a iniciativa de Conservação de Bosques, da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ambos têm como objetivo engajar a participação ativa dos paulistanos, além de disponibilizar espaços verdes dentro da cidade.

As categorias nas quais a capital paulista concorre priorizam iniciativas que abordem os determinantes médicos, comportamentais e sociais da saúde dos residentes; e que promovam e apoiem estilos de vida positivos para a população da cidade, através de um ambiente bem planejado e mantido, como bosques.

Sobre os programas

O PAVS, em 2008, foi incorporado como um programa da Estratégia Saúde da Família, no âmbito da Atenção Básica, pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo da iniciativa é incluir as questões ambientais nas ações de promoção da saúde, além de fomentar novas práticas de saúde que se traduzam em valores de responsabilidade cidadã em defesa da vida e do ambiente. Empoderando a participação efetiva dos paulistanos, contribui em políticas públicas integradas dentro de São Paulo com ênfase nas questões ambientais que envolvam a saúde da população.

A capital paulista vem reafirmando seu compromisso com a redução de gases do efeito estufa nas últimas Conferências das Partes (COP). Desde 2021, a Prefeitura trabalha para criar pequenas florestas em São Paulo, com espécies pertencentes ao Cerrado e Mata Atlântica, biomas encontrados na região paulista. O intuito da iniciativa de conservar bosques é controlar ondas de calor, chuvas intensas, períodos de seca e outros desafios gerados pela mudança climática.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

ARTIGO | Inteligência Artificial Transformando cidades

O movimento colaborativo de compartilhamento de informações tecnológicas entre as cidades brasileiras, incluindo códigos-fonte de programação, começou em 2021 com a criação da ANCITI...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui