No menu items!
15.6 C
São Paulo
sexta-feira, 21 novembro, 2025

São Paulo é finalista da premiação World Green City Awards com duas iniciativas sustentáveis

Foram selecionados o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e o projeto de Bosques de Conservação Urbana

Criado com o objetivo de promover soluções naturais para resolver questões globais e urbanas, o World Green City Awards selecionou a cidade de São Paulo como finalista nas categorias “Viver verde para a saúde e o bem-estar” e “Viver verde para Infraestrutura Urbana e Habitabilidade”. A capital foi inscrita na premiação por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), e participa com a iniciativa de Conservação de Bosques, da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), e o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ambos têm como objetivo engajar a participação ativa dos paulistanos, além de disponibilizar espaços verdes dentro da cidade.

As categorias nas quais a capital paulista concorre priorizam iniciativas que abordem os determinantes médicos, comportamentais e sociais da saúde dos residentes; e que promovam e apoiem estilos de vida positivos para a população da cidade, através de um ambiente bem planejado e mantido, como bosques.

Sobre os programas

O PAVS, em 2008, foi incorporado como um programa da Estratégia Saúde da Família, no âmbito da Atenção Básica, pela Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo da iniciativa é incluir as questões ambientais nas ações de promoção da saúde, além de fomentar novas práticas de saúde que se traduzam em valores de responsabilidade cidadã em defesa da vida e do ambiente. Empoderando a participação efetiva dos paulistanos, contribui em políticas públicas integradas dentro de São Paulo com ênfase nas questões ambientais que envolvam a saúde da população.

A capital paulista vem reafirmando seu compromisso com a redução de gases do efeito estufa nas últimas Conferências das Partes (COP). Desde 2021, a Prefeitura trabalha para criar pequenas florestas em São Paulo, com espécies pertencentes ao Cerrado e Mata Atlântica, biomas encontrados na região paulista. O intuito da iniciativa de conservar bosques é controlar ondas de calor, chuvas intensas, períodos de seca e outros desafios gerados pela mudança climática.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Terra saiu de uma média de temperatura de 15°C...

400 mil agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre sintomas da Tuberculose

Cartilha técnica orienta sobre sinais, diagnóstico, transmissão e tratamento,...

Entre acordos climáticos e estratégias corporativas: o mundo em debate na COP30

Por Elizabeth Ribeiro Martins Em 2025, o Brasil sedia a...

Cientista alerta para risco de aquecimento global por longo tempo

Terra saiu de uma média de temperatura de 15°C para 16,3 °C, o que representa um aumento de cerca de 1,31°C Um dos temas centrais...

400 mil agentes de saúde são capacitados para orientar comunidades sobre sintomas da Tuberculose

Cartilha técnica orienta sobre sinais, diagnóstico, transmissão e tratamento, reforçando a vigilância ativa e o protagonismo desses profissionais O Brasil acaba de lançar uma cartilha...

Entre acordos climáticos e estratégias corporativas: o mundo em debate na COP30

Por Elizabeth Ribeiro Martins Em 2025, o Brasil sedia a 30ª Conferência das Partes (COP30), que acontece em Belém, no Pará. A cidade escolhida oferecerá...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.