No menu items!
25.9 C
São Paulo
quinta-feira, 20 junho, 2024

São Paulo contará com semáforos inteligentes, através de um dispositivo para melhorar a fluidez

Até o momento, 16 cruzamentos foram modernizados, previsão é da tecnologia estar em 2.586 cruzamentos


A Prefeitura de São Paulo iniciou o processo de modernização dos semáforos da cidade, que terão um sistema inteligente capaz de ajustar seu tempo de abertura de acordo com a demanda de veículos, garantindo maior fluidez do trânsito. Nos próximos 3 anos, a nova tecnologia estará instalada em 2.586 cruzamentos com semáforos, de acordo com a SP Regula, responsável pela modernização.

A previsão é de que, até o fim de 2023, pelo menos 270 cruzamentos já estejam modernizados. A troca dos equipamentos começou neste semestre, na Rua Cardeal Arcoverde e Avenida Doutor Arnaldo, na Zona Oeste. Nas duas vias são 16 semáforos modernizados em operação, 111 em execução e 113 em fase final de projeto.

Nesta fase de testes, o processo de modernização contempla a atualização da rede semafórica, com renovação tecnológica para o funcionamento de acordo com o fluxo de veículos. O novo sistema vai trazer benefícios em cadeia para o tráfego da cidade, como a redução das falhas, pois será possível receber informações em tempo real sobre o status dos equipamentos. Além disso, a fluidez será melhor com a sincronização adequada dos semáforos.

Detectores de veículos integrados ao sistema enviam um sinal ao controlador de tráfego em tempo real, capaz de transformar imagens em dados e, por meio de algoritmos, ajusta o tempo de abertura e fechamento dos semáforos de modo autônomo, de acordo com a demanda.

A ação respeita os tempos de segurança aos motoristas, com sincronia com os demais semáforos da via, e aos pedestres, respeitando o tempo mínimo necessário para que o usuário faça a travessia, de acordo com as normas e cálculos da CET.

Os novos equipamentos são identificados pela placa instalada com a frase “Semáforo em modernização” e podem ser reconhecidos pela linha amarela que contorna a respectiva caixa de luzes (vermelha, amarela e verde).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A regulação das redes sociais e fake news no Brasil

A regulação das redes sociais e o combate às fake news tornaram-se tópicos centrais no Brasil. Com o avanço das tecnologias digitais e o...

Junho verde – Fuplastic apoia valorização do plástico nacional e da agenda brasileira para combate à poluição

Produção de plástico deve triplicar até 2060. Indústria prevê ressignificar 6 milhões de quilos este ano O Brasil, como um dos maiores países em extensão...

São Paulo teve o maio mais quente em 81 anos, é o que informa o último boletim do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet)

Em 17 dos 31 dias de maio, a temperatura máxima superou os 29°C De acordo com o dado divulgado no último sábado (8), o mês...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui