No menu items!
25 C
São Paulo
quinta-feira, 29 janeiro, 2026

São Paulo contará com semáforos inteligentes, através de um dispositivo para melhorar a fluidez

Até o momento, 16 cruzamentos foram modernizados, previsão é da tecnologia estar em 2.586 cruzamentos


A Prefeitura de São Paulo iniciou o processo de modernização dos semáforos da cidade, que terão um sistema inteligente capaz de ajustar seu tempo de abertura de acordo com a demanda de veículos, garantindo maior fluidez do trânsito. Nos próximos 3 anos, a nova tecnologia estará instalada em 2.586 cruzamentos com semáforos, de acordo com a SP Regula, responsável pela modernização.

A previsão é de que, até o fim de 2023, pelo menos 270 cruzamentos já estejam modernizados. A troca dos equipamentos começou neste semestre, na Rua Cardeal Arcoverde e Avenida Doutor Arnaldo, na Zona Oeste. Nas duas vias são 16 semáforos modernizados em operação, 111 em execução e 113 em fase final de projeto.

Nesta fase de testes, o processo de modernização contempla a atualização da rede semafórica, com renovação tecnológica para o funcionamento de acordo com o fluxo de veículos. O novo sistema vai trazer benefícios em cadeia para o tráfego da cidade, como a redução das falhas, pois será possível receber informações em tempo real sobre o status dos equipamentos. Além disso, a fluidez será melhor com a sincronização adequada dos semáforos.

Detectores de veículos integrados ao sistema enviam um sinal ao controlador de tráfego em tempo real, capaz de transformar imagens em dados e, por meio de algoritmos, ajusta o tempo de abertura e fechamento dos semáforos de modo autônomo, de acordo com a demanda.

A ação respeita os tempos de segurança aos motoristas, com sincronia com os demais semáforos da via, e aos pedestres, respeitando o tempo mínimo necessário para que o usuário faça a travessia, de acordo com as normas e cálculos da CET.

Os novos equipamentos são identificados pela placa instalada com a frase “Semáforo em modernização” e podem ser reconhecidos pela linha amarela que contorna a respectiva caixa de luzes (vermelha, amarela e verde).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas...

Aposentadoria do INSS: entenda o que muda nas regras em 2026

O ano novo eleva exigências de pontos e idade...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas nos últimos anos. Aplicativos de transporte, sistemas de navegação em tempo real e meios de...

Aposentadoria do INSS: entenda o que muda nas regras em 2026

O ano novo eleva exigências de pontos e idade mínima em algumas transições A virada para 2026 não traz uma nova reforma da Previdência, mas...

Um terço das escolas não têm ações de educação ambiental; curso orienta professores na volta às aulas

Curso e guia gratuito são disponibilizados para professores das redes pública e privada Após os aprendizados com a COP30, a educação climática ganha centralidade nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.