No menu items!
17.4 C
São Paulo
quinta-feira, 22 janeiro, 2026

São Paulo começa o verão com praias impróprias para banho

Litoral norte tem o maior número de praias impróprias

O verão chegou e com ele as cidades do litoral começam a receber os turistas para a temporada. No entanto, se engana quem está pensando que as férias serão apenas curtição sem a menor preocupação.

O mapa de qualidade da água da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), monitora a qualidade da água das praias de todo o estado, mostra que na última semana, cerca de 29 praias do litoral paulista estavam impróprias para banho.

O litoral norte tem o maior número de praias impróprias, entre elas as de Rio Itamambuca, Itaguá 1, Itaguá 2 e Lázaro, no município de Ubatuba; Centro e Indaiá, em Caraguatatuba; Prainha, Cigarras, Arrastão, Deserta, Pontal da Cruz, Porto Grande e Preta do Norte, em São Sebastião; e Itaquanduba, Itaguaçu, Portinho, Feiticeira e Praia do Julião

em Ilhabela.

Na Baixada Santista as praias que aparecem na lista como impróprias para banho são: Perequê, em Guarujá; Aviação, Vila Mirim e Maracanã, em Praia Grande, e Vera Cruz, em Mongaguá. Já as praias do litoral sul não estão classificadas como impróprias.

A classificação é baseada nas quantidades de bactérias presentes na água do mar como coliformes termotolerantes (anteriormente conhecidos como coliformes fecais), Escherichia coli e enterococos.

A recomendação é não tomar banho nas águas das praias que tiverem com a sinalização de impróprias, por oferecerem riscos à saúde.

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Não ao desperdício

Por Ricardo Lazzari Mendes O volume do Sistema Cantareira está...

Mergulho em água rasa, comuns no verão, pode causar lesões graves e irreversíveis

Prática comum em rios, praias e piscinas é uma das principais causas de traumatismo da coluna vertebral no Brasil O verão traz com ele os...

Sequência de acidentes com estudantes reacende alerta sobre transporte escolar clandestino e falta de inspeção veicular

Transportes fora do padrão de segurança e sem fiscalização colocam em risco a vida de crianças e jovens Uma sequência de acidentes graves registrados ao...

Não ao desperdício

Por Ricardo Lazzari Mendes O volume do Sistema Cantareira está abaixo dos 20%, operando na faixa “especial”, considerada a mais crítica de acordo com a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.