Litoral norte tem o maior número de praias impróprias
O verão chegou e com ele as cidades do litoral começam a receber os turistas para a temporada. No entanto, se engana quem está pensando que as férias serão apenas curtição sem a menor preocupação.
O mapa de qualidade da água da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), monitora a qualidade da água das praias de todo o estado, mostra que na última semana, cerca de 29 praias do litoral paulista estavam impróprias para banho.
O litoral norte tem o maior número de praias impróprias, entre elas as de Rio Itamambuca, Itaguá 1, Itaguá 2 e Lázaro, no município de Ubatuba; Centro e Indaiá, em Caraguatatuba; Prainha, Cigarras, Arrastão, Deserta, Pontal da Cruz, Porto Grande e Preta do Norte, em São Sebastião; e Itaquanduba, Itaguaçu, Portinho, Feiticeira e Praia do Julião
em Ilhabela.
Na Baixada Santista as praias que aparecem na lista como impróprias para banho são: Perequê, em Guarujá; Aviação, Vila Mirim e Maracanã, em Praia Grande, e Vera Cruz, em Mongaguá. Já as praias do litoral sul não estão classificadas como impróprias.
A classificação é baseada nas quantidades de bactérias presentes na água do mar como coliformes termotolerantes (anteriormente conhecidos como coliformes fecais), Escherichia coli e enterococos.
A recomendação é não tomar banho nas águas das praias que tiverem com a sinalização de impróprias, por oferecerem riscos à saúde.
Com informações de Agência Brasil
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]