No menu items!
24.3 C
São Paulo
sexta-feira, 26 dezembro, 2025

São Paulo celebra dois anos sem desmatamento da Mata Atlântica ​​​​​​​

Atual gestão intensifica reflorestamento em parques municipais, expande áreas protegidas, incentiva a preservação e a recuperação da vegetação nativa

As políticas ambientais implementadas pela Prefeitura de São Paulo, como o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), levaram a capital a alcançar a marca de dois anos consecutivos sem registrar novos desmatamentos em um dos mais importantes biomas do país. O dado consta no recente levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Na terça-feira (27), quando foi celebrado o dia Nacional da Mata Atlântica, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) destaca que o PMMA viabilizou o mapeamento de áreas protegidas, a criação de novas unidades de conservação (UCs) e a expansão de parques urbanos e lineares, fortalecendo a proteção da vegetação nativa. Atualmente, os 119 parques municipais garantem a integridade de importantes fragmentos de mata no perímetro urbano.

Entre as iniciativas de reflorestamento de destaque estão o Parque Linear Córrego do Bispo (Zona Norte), o Parque Anhanguera (Zona Oeste) e o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (Zona Leste).

As ações estão alinhadas ao Eixo Áreas Protegidas e Sistemas de Áreas Verdes do PMMA, incluindo a regularização de parques e a criação de novas UCs com participação pública. Complementarmente, o Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) orienta a política de proteção ambiental, integrando São Paulo à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A SVMA também impulsiona o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), incentivando a preservação em propriedades privadas com recursos do Fundo Especial de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (FEMA). Através do programa Regulaparcs, de regularização fundiária, mais de 1 km² de áreas ambientais foram recuperados entre 2021 e 2024, com quase 100 mil m² somente no primeiro semestre de 2024.

O Monitoramento da Vegetação Paulistana, utilizando imagens de satélite, e o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) são outras ferramentas cruciais. O PMAU, com 14 ações concluídas, 16 parcialmente finalizadas e 48 em implementação, foca no aumento da cobertura vegetal e na resiliência urbana, incluindo a definição de espécies nativas, o controle de exóticas invasoras e a estruturação de viveiros municipais. Essas medidas reforçam os eixos de Fiscalização, Monitoramento e Adaptação às Mudanças Climáticas do PMMA, consolidando o compromisso da capital com a preservação ambiental.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The...

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no...

Brasil dobra consumo de ultraprocessados em 40 anos

Uma coletânea de artigos publicada na revista científica The Lancet aponta um crescimento expressivo no consumo de alimentos ultraprocessados em diversas regiões do mundo....

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda...

Sarcopenia: critério mais rigoroso para diagnóstico da fraqueza dos músculos melhora prevenção, mostra estudo

Com base em dados pesquisadores defendem mudanças na nota de corte do teste usado para avaliar a força muscular, de forma a identificar a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.