No menu items!
17.3 C
São Paulo
domingo, 23 junho, 2024

Samba com as Mãos faz do Carnaval uma festa de inclusão em São Paulo

Prefeitura lança nova edição de projeto voltado à comunidade surda e apresenta a Bateria Inclusiva

Com homenagem às 22 escolas de samba paulistanas parceiras da inclusão e show da banda de pagode Inimigos da HP, a 8ª edição do projeto Samba com as Mãos, que traduz em libras os sambas-enredo de agremiações da capital, foi lançada pela Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (5).

Em clima de pré-Carnaval, o evento realizado na Praça das Artes, no Centro Histórico da capital, reuniu cerca de 800 pessoas – público formado por participantes de cinco instituições de pessoas com deficiência e de alas das escolas de samba.

Uma cabine de audiodescrição, recurso de acessibilidade destinado às pessoas com deficiência visual e cegas, e intérpretes da linguagem dos sinais ajudaram no acompanhamento dos shows.

Criada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), a iniciativa disponibiliza vídeos com a interpretação em Libras dos sambas-enredo das escolas do Grupo Especial e, desde o Carnaval passado, também do Grupo de Acesso 1.

As gravações dos 22 sambas interpretados foram realizadas em dezembro, na Fábrica do Samba. Com o apoio de integrantes das agremiações, intérpretes de Libras e surdos, eles serão disponibilizadas nas redes sociais da SMPED, respeitando a ordem dos desfiles no Sambódromo, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro.

Bateria Inclusiva

O principal destaque da noite foi o desfile da Bateria Inclusiva, composta por mestre, dez ritmistas, cantor, passistas e porta-estandarte, todos portadores de alguma deficiência. Alguns integrantes já participam do Carnaval de São Paulo em diversas agremiações. O grupo completo, no entanto, estreou em novembro de 2023 na Casa Brasil prestigiando atletas durante os Jogos Paralímpicos de Santiago, no Chile.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mobilidade é acesso, mas quais são seus desafios para um futuro próximo?

Encorajar comportamentos sustentáveis é um dos principais pilares e urgências quando falamos em mobilidade, um tema tão atual e que precisa de especial atenção...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui