Saiba quais são as principais medidas preventivas para evitar queimadas em áreas urbanas e rurais

Crea-SP orienta população sobre cuidados para período de seca intensa; engenheira agrônoma destaca atitudes a serem adotadas

O Estado de São Paulo está em alerta: são mais de 16 regiões sobre o risco de incêndios florestais, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Defesa Civil. Em todo o País, o número de incêndios florestais praticamente dobrou se comparado com o mesmo período do mês de agosto de 2023.

Para orientar a população sobre quais medidas devem ser tomadas neste período de seca intensa, a engenheira agrônoma Marília Gregolin, diretora do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), elenca as principais prevenções a serem adotadas tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais.

“Estamos em uma situação difícil com altas temperaturas e umidade relativa do ar muito baixa, o que cria ambientes propícios a incêndios. Uma das principais medidas a serem tomadas é com relação ao descarte inapropriado de bitucas de cigarro. Além disso, não se deve jogar lixo ou entulhos em terrenos baldios ou à margem de rodovias. Não utilizar o fogo para limpeza de terrenos e optar pela roçagem ou a capina. E, claro, também não optar pela queima de resíduos”, complementa.

Sobre as queimadas em áreas agrícolas, a engenheira ressalta que a vegetação seca facilita a expansão do fogo, pois as faíscas se espalham rapidamente. “O solo precisa de matéria orgânica para manter a sua umidade, sendo uma forma de evitar incêndio e queimada em áreas agrícolas”, recomenda.

Reduzir a presença de materiais inflamáveis próximos às áreas de cultivo, como gasolina, álcool, tintas vernizes e solventes, e substâncias removedoras, também é outra recomendação da engenheira.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 197 – São Paulo, 10 a 16 de outubro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_197_s_o_paulo_

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 267 – São Paulo, 10 a 16 de outubro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_267_s_o_pau

JORNAL UNICIDADE – ANO 4 – EDIÇÃO 197 – São Paulo, 10 a 16 de outubro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_unicidade_ano_4_edi_o_197_s_o_paulo_

JORNAL VER A CIDADE – ANO 7 – EDIÇÃO 267 – São Paulo, 10 a 16 de outubro de 2026

https://issuu.com/gruposulnews/docs/jornal_ver_a_cidade_ano_7_edi_o_267_s_o_pau

Protocolo de monitoramento cerebral reduz em cerca de 54% tempo de internação de recém-nascidos em UTIs municipais de São Paulo

Tecnologia acompanha cérebro de bebês de alto risco em tempo real e identifica crises que podem não apresentar sinais visíveis  O uso de um protocolo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui